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Cinco projetos da Fiocruz ganharam financiamento, cujas temáticas abordam história, saúde e sociedade.


A tarde do dia 31 de março de 2015 teve uma série de celebrações no Museu da Vida, começando pelo evento “Saúde e cultura: uma parceria que dá certo”. O encontro celebrou o financiamento de cinco novos projetos da Fiocruz, entre eles o do livro “Passado, presente e futuro: uma História do Museu da Vida através das imagens”, por meio de uma parceria viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ISS).

Com o uso de imagens e entrevistas sobre a trajetória do museu, a publicação pretende falar da construção histórica da entidade, sua relação com a cidade do Rio de Janeiro e com a instituição centenária que o abriga, a Fundação Oswaldo Cruz. Conheça os outros projetos contemplados aqui.

Na mesma tarde, o museu inaugurou, às 16h, sua nova exposição, “Pelos caminhos do SUS”, que mostra em diversas atividades e elementos da construção civil, um sistema que ainda está em evolução, crescimento e aprimoramento. A visita é gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.

Já às 16h30, o museu sediou o lançamento da publicação “Arquivos nada secretos da saúde no Brasil”, do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) e do Museu da Vida/COC. Editado de forma criativa, cheio de imagens, desenhos e comentários, a obra mergulha no acervo do DAD para mostrar a trajetória da saúde no país a partir do final do século 19. O caderno aborda, ainda, os debates que antecederam a criação do SUS.

Atualizado em 01/04/2015

Evento reuniu mais de 2000 museus de todo, em uma parceria com o Twitter.


Entre os dias 23 e 28 de março de 2015, o Museu da Vida participou da #MuseumWeek 2015, uma semana dedicada à interação com visitantes e outras instituições pelo Twitter. Foram mais de 2000 museus na edição com o intuito de divulgar novidades, curiosidades e o dia a dia da instituição.

Organizado por diferentes museus franceses e espaços culturais, em parceria com o Twitter, o evento de 2014 teve a participação de 630 museus por toda a Europa. Em 2015, o evento conseguiu atingir um dos objetivos principais, que era se tornar mundial!

A cada dia, um novo tema foi abordado de acordo com uma lista de hashtags já definidas. Durante a semana, os tweets variavam entre questões institucionais e convite à participação do visitante.

Para interagir, era preciso ter uma conta no Twitter e seguir o @museudavida por lá. Depois, bastava acompanhar nossas postagens e entrar na brincadeira! Conheça os assuntos explorados:

Segunda, 23 de março: #secretsMW
Você está por dentro de alguns segredos do Museu da Vida? Vamos contar curiosidades sobre o dia a dia da instituição!

Terça, 24 de março: #souvenirsMW
Dia de conhecer as publicações do museu, que estão disponíveis para download aqui no site.

Quarta, 25 de março: #architectureMW
Difícil é não se impressionar com as belezas do Castelo Mourisco, prédio símbolo da Fiocruz. Que tal conhecer detalhes de sua arquitetura?

Quinta, 26 de março: #inspirationMW
Olhando ao seu redor, o que te lembra o Museu da Vida? Use a criatividade e nos mostre por foto ou vídeo algum item que tem tudo a ver com a gente!

Sexta, 27 de março: #familyMW
O Museu da Vida tem atividades para toda a família! Vamos mostrar atrações bacanas da programação.

Sábado, 28 de março: #favMW
Nossos visitantes serão encorajados a compartilhar em seus perfis o que mais gostaram durante a visita: vale tirar foto de algum espaço e até fazer selfie!



Ansiosos para a edição do ano que vem? Nos vemos lá!

Atualizado em 30/03/2015

O ator e diretor Carlos Palma proferiu a palestra “Teatro e ciência – uma interação necessária”.


No dia 30 de março de2015, o início da Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde foi marcado pelo encontro de abertura, às 10h, com o ator e diretor de arte Carlos Palma. Percorrendo o tema “Teatro e ciência – uma interação necessária”, ele abordou assuntos como as transformações que o teatro sofreu desde o surgimento da energia elétrica, da dramaturgia à encenação. A questão do teatro como instrumento de divulgação científica também foi ponto de debate, bem como a trajetória do Arte Ciência no Palco, de 1998 a 2015, grupo do qual Palma é um dos criadores e faz parte até hoje.

Ator desde 1981, Carlos Palma é conhecido por atuar e dirigir peças com temática científica, se destacando no cenário brasileiro. Em 1995, ao assistir ao monólogo “Einstein” no Chile, comprou os direitos autorais da trama para realizar sua montagem no Brasil. A estreia no país ocorreu em 1998 e lhe rendeu o Prêmio Mambembe de melhor ator, marcando, também, o início do “Arte Ciência no Palco”. Hoje, o grupo já conta com 17 peças teatrais que estimulam a reflexão sobre questões éticas e morais da implicação da ciência na sociedade.

A abertura foi realizada na Tenda da Ciência, no campus Manguinhos da Fiocruz, localizada na av. Brasil, n° 4365, próxima à passarela seis. O evento, aberto ao público, teve entrada gratuita.

 


Atualizado em 30/03/2015


Mostra destaca como os trópicos inspiraram Charles Darwin e Alfred Wallace na criação da teoria da evolução.


Foto: Pedro Paulo Soares
“O que se pode imaginar de mais delicioso do que observar a natureza em sua forma mais grandiosa nas regiões dos trópicos?”. A frase, escrita por Charles Darwin no Diário do Beagle em sua passagem pelo Rio de Janeiro, mostra o fascínio exercido pela biodiversidade tropical sobre o naturalista.

Inspirados pela riqueza da flora e da fauna dos trópicos e, em especial, pela biodiversidade brasileira, os britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, após anos de observação e com base em estudos anteriores, formularam a teoria da evolução por seleção natural. Os dois naturalistas são os protagonistas da exposição “Evolução e natureza tropical”, organizada em 2010 pelo Museu da Vida/Fiocruz.

Na exposição, os visitantes puderam seguir os caminhos percorridos por esses dois naturalistas até a formulação, independente e concomitante, da teoria da evolução. Ambos os cientistas – por diferentes meios – estiveram no Brasil no século 19. Darwin, no ano de 1832, passou quatro meses no Rio de Janeiro, tendo morado em Botafogo e visitado a região norte fluminense, bem como a ilha de Fernando de Noronha (PE) e Salvador (BA). Wallace permaneceu de 1848 a 1852 na Amazônia, onde mapeou o rio Negro.

Foto: Pedro Paulo Soares
Criada no contexto do ano internacional da biodiversidade, celebrado em 2010, e com patrocínio da Roche Brasil, a mostra contou com uma miniatura do HMS Beagle, embarcação que trouxe Darwin aos trópicos, e a réplica de uma tartaruga das Ilhas Galápagos.

Importantes obras como The Origin of the species by means of natural selection, de Darwin; Travels on the Amazon, de Alfred Wallace; e Voyage au Bresil, do zoólogo suíço Louis Agassiz, amigo do imperador Dom Pedro II, e que também esteve no país, fizeram parte da mostra. Outro importante personagem é o alemão Fritz Müller, cientista que morou em Blumenau (SC) a partir de meados do século 19 e apoiou Darwin e sua obra. Confira mais informações sobre a exposição.

Confira a galeria de fotos da exposição.

Evolução e natureza tropical
Exposição gratuita

Local: Museu Ciência e Vida
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Endereço: Rua Ailton Costa s/n - Jardim 25 de agosto - Caxias
Mais informações pelo telefone (21) 2671-7797

Atualizado em 23/01/2015


As duas oportunidades eram para a área de Design, sendo uma de designer gráfico e a outra para trabalhar com produtos e exposições.



Um projeto temporário vinculado ao Museu da Vida aceitou currículos para duas oportunidades. Foram selecionados dois profissionais para a área de Design, sendo a primeira vaga para trabalhar como Designer gráfico. Era preciso ser formado em Design Gráfico, Desenho Industrial ou Comunicação Visual, ter experiência de, no mínimo, três anos e saber operar o pacote Adobe Creative. Uma das atribuições era desenvolver projetos de exposições, de longa duração, de maneira integrada com profissionais de outras áreas de atuação, com o objetivo de criar soluções que proporcionem experiências únicas ao usuário/visitante. Para conhecer mais detalhes da vaga e benefícios, clique aqui.

A segunda oportunidade era voltada para Design de produto e exposições. Ela requeria formação em Desenho Industrial ou Design de Produto, experiência mínima de quatro anos e alguns conhecimentos de softwares, como: Scketch Up ou similar, Rhinoceros ou similar, AutoCad ou similar, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, entre outros. O profissional, entre outras atividades, desenvolveria layouts de espaço expositivo, bem como projetar equipamentos interativos, integrando soluções de design gráfico. Leia o perfil completo da vaga aqui.

Os interessados devem enviar currículos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Publicado em 14/01/2015
Egressa do Mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, a jornalista e gestora de comunicação organizacional Erika Blaudt estudou materiais informativos de cinco campanhas oficiais sobre gravidez na adolescência. De acordo com a análise de Erika, alguns desses materiais buscavam, de fato, uma aproximação com o público adolescente e jovem, utilizando uma linguagem textual clara e objetiva, além de uma estética identificada com o grupo. Entretanto, muitas vezes, em vez de destacar as responsabilidades compartilhadas por meninos e meninas, os materiais colocavam o foco excessivamente sobre a adolescente. Outro problema observado foi a falta de conexão dos informativos com estratégias de promoção da saúde de forma mais ampla e integral. Nessa entrevista do "Conta aí, mestre", Erika não só comenta os resultados de sua pesquisa, como também apresenta sugestões para campanhas com o intuito de que os adolescentes adotem hábitos mais saudáveis e seguros quanto à saúde reprodutiva.
 
Museu da Vida: Por que a gravidez na adolescência é considerada um relevante problema de saúde pública na América Latina?
Erika Blaudt: A gravidez na adolescência é considerada um dos principais determinantes de problema tanto de ordem social quanto de saúde pública na América Latina, com implicações sociais, biológicas, psíquicas e econômicas. Morte provocada por aborto clandestino, depressão, hipertensão, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, mortalidade materna e infantil, taxas elevadas de baixo peso do recém-nascido e evasão escolar da adolescente são alguns dos problemas relacionados à gravidez na adolescência, sobretudo, entre as classes populares. 
 
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) registrou, em 2015, aproximadamente 550 mil adolescentes grávidas, o que correspondia a 18% do total de gestantes no país. Além disso, o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018 aponta que o índice brasileiro está acima da média latino-americana, com 68,4 nascidos por mil meninas de 15 a 19 anos, enquanto esse número é de 46 nascidos por mil garotas no mundo todo.
 
A causa e o efeito da problemática são pouco explorados na elaboração dos materiais educativos das campanhas sobre gravidez na adolescência, como observei em meu estudo. Apesar da crescente produção de informação sobre o assunto, faltam abordagens efetivas junto aos adolescentes, seja pela ausência de campanhas educativas mais adequadas, seja pela falta de políticas públicas específicas para abordar a gravidez e suas implicações nessa fase da vida.
 
Museu da Vida: Quantos e quais materiais educativos sobre gravidez na adolescência você analisou na sua pesquisa?
Erika Blaudt: A análise dos materiais foi realizada por mim e outros dois profissionais, um especialista em educação em saúde e uma profissional de comunicação em saúde. Analisei oito materiais informativos de cinco campanhas oficiais, sendo um vídeo, dois cartazes, um hotsite, um gibi, um folder e duas cadernetas de saúde para adolescentes (menina e menino). Para mais informações sobre as campanhas analisadas no estudo, clique aqui.
 
Quais os aspectos positivos identificados nesses materiais?
Erika Blaudt: Nós fizemos uma série de apontamentos relacionados aos materiais quanto à sua intencionalidade, à sua forma e ao seu conteúdo. Identificamos que houve uma tentativa das instituições aproximarem o tema do público adolescente e jovem, como nos informativos da campanha carioca “Se cuida, gravidez tem hora” e da campanha “Gravidez na adolescência: é a melhor hora?”, da Secretaria Municipal de Saúde de Limeira (SP). Esse é um grande ganho pois tais campanhas educativas, embora muitas vezes envolvam recursos consideráveis (financeiros, materiais e humanos), tendem a não contribuir tanto para o resultado final, que é a conscientização sobre a gravidez na adolescência. Ainda em relação aos aspectos positivos, verifiquei que a forma e a mídia escolhidas apresentaram uma boa articulação entre a linguagem textual (clara e objetiva) e as ilustrações (que tinham uma estética claramente identificada com o grupo, com presença de cores vibrantes e alguns “ícones”, como as roupas e acessórios usados por eles).
 
E quais os aspectos negativos?
Erika Blaudt: Há fatores importantes a se considerar na criação de materiais educativos relacionados a campanhas sobre gravidez na adolescência para que elas tenham o resultado esperado. À exceção das cadernetas elaboradas pelo Ministério da Saúde, que tinham um objetivo mais amplo de acompanhamento da saúde do adolescente de forma integral, os demais materiais apresentavam como principal estratégia a atenção para as responsabilidades relacionadas à maternidade e seus impactos, desde as limitações no convívio social até as dificuldades de concluir a formação escolar. Nesse caso, é possível observar um primeiro problema em relação a esses materiais e sua intencionalidade: o foco é excessivamente colocado sobre a adolescente (menina) e não sobre os adolescentes (meninos e meninas, com responsabilidades compartilhadas). 
 
Em geral, os materiais, apesar de oferecerem acesso a informações sobre a gravidez na adolescência e suas consequências, não apresentam elementos básicos que possam ser identificados como materiais educativos. Por exemplo, não conseguem fazer a conexão com as estratégias de atenção e promoção da saúde no âmbito das quais foram elaborados; e não trazem elementos suficientes para permitir mudanças de comportamento e atitudes que venham determinar a adoção de hábitos mais saudáveis e seguros quanto à saúde reprodutiva dos adolescentes.
 
Quais as suas sugestões para aprimorar esses materiais?
Erika Blaudt: Como em toda excelência em gestão, propostas advindas da base para a gerência tendem a ter muito mais sucesso! Isso tem a ver com o pertencimento do público em relação ao assunto exposto. Importante que os órgãos oficiais do setor da saúde, nas três esferas de governo, possam promover uma ampla reformulação das estratégias de educação e comunicação voltadas à gravidez na adolescência, seus riscos e impactos, relacionando-as à promoção da saúde reprodutiva, à adequação às necessidades e à realidade do grupo em questão.
 
Para se tentar esse aprimoramento, a partir dos resultados do meu estudo, observo a importância de:
- garantir um uso mais adequado dos recursos disponíveis para o financiamento de iniciativas de educação, com priorização de ações construídas numa perspectiva dialógica, ajustadas do ponto de vista geográfico, étnico e de gênero;
- investir na aproximação entre as iniciativas de educação em saúde e a produção de conteúdos para as velhas e novas mídias, incentivando estilos de vida e escolhas saudáveis para mostrar aos jovens as vantagens e desvantagens de cada escolha; 
- estimular novos esforços de pesquisa orientados à produção de conteúdos e estratégias de prevenção e promoção da saúde mais adequados à realidade da audiência. 
 
Precisamos romper com o modelo normativo-prescritivo na comunicação e educação sobre gravidez na adolescência para estabelecer um novo paradigma com empatia e sororidade – fazendo o adolescente se sentir não apenas parte do processo, mas agente transformador de uma condição social, para o bem comum.
 
 
Erika Blaudt é autora da dissertação "Análise de materiais educativos desenvolvidos em campanhas oficiais sobre gravidez na adolescência no Brasil: implicações para a prática e a educação em saúde", defendida em 30 de julho de 2018, com orientação do pesquisador Frederico Peres.
 
Publicado em 11/12/2018.
 
O debate abordou também questões como prevenção e preconceito contra a doença.


Você sabia que, no Brasil, houve um aumento de 50% dos casos de Aids entre jovens de 12 a 24 anos nos últimos seis anos? No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro de 2014, jovens bolsistas do Museu da Vida debateram prevenção e preconceito contra a doença em um bate-papo com Maria de Lourdes Araújo de Castro, especialista em saúde pública e administração hospitalar e também enfermeira do Ministério da Saúde.

A palestrante conversou sobre sua experiência nos Centros de Testagem e Aconselhamento, que realizam ações de diagnóstico e prevenção de DST, e no Serviço de Assistência Especializada em HIV, onde fez parte da equipe de atendimento do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais na cidade de Parnaíba, no Piauí.

Na abertura, um dos atores do Ciência em Cena, Pablo Aguilar, fez a leitura de um texto escrito por um jovem soropositivo em tratamento, "Esqueça tudo o que você sabe sobre HIV", do blog "Diário de um jovem soropositivo". Vídeos com situações atuais que abordam preconceito e o desconhecimento sobre o assunto complementaram o debate.

Publicado em 8/12/2014

O evento combinou música popular, diversão e cuidados com a saúde. 



Na famosa letra de Dorival Caymmi, na música "O samba da minha terra", ele dizia: "Quem não gosta de samba bom sujeito não é/ É ruim da cabeça ou doente do pé." Para provar o contrário, e em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), o sábado, 6 de dezembro de 2014, foi animado! No Museu da Vida, a saúde dá samba

No "Samba com Saúde", ainda integrando o evento, foi realizad mais um Sábado das Famílias de Manguinhos no Museu da Vida, destacando o lançamento da campanha nacional de combate à dengue e chikungunya. As escolas participantes desta vez foram o Ciep Juscelino Kubitschek e a E.M. Profª Maria de Cerqueira e Silva. O intuito é buscar um espaço de diálogo entre o museu e os moradores da vizinhança sobre cultura, saúde e lazer. Um ônibus foi disponibilizado para as escolas, às 9h30, em frente ao Ciep (av. Leopoldo Bulhões, s/nº, próximo à estação de Manguinhos).

O evento começou às 10h e foi até 15h, aqui no Museu da Vida. A programação contou com uma roda de samba, na Tenda da Ciência, Batuqueiros com oficina, no Centro de Recepção, participação do Bloco Discípulos de Oswaldo Cruz, também na Tenda, oficina com instrumentos musicais, exibição de vídeos sobre dengue e chikungunya, entre outras atividades.



Publicado em 04/12/2014

Duas vagas foram para a área de Design, e o terceiro cargo é de pesquisa e licenciamento de imagens.



Gosta de ciência, história e exposições? Então, fique atento: três oportunidades estão aceitando currículos até o dia 11 de dezembro de 2014! Serão selecionados dois profissionais para a área de Design, sendo a primeira vaga para trabalhar como Designer gráfico. É preciso ser formado em Design Gráfico, Desenho Industrial ou Comunicação Visual, ter experiência de, no mínimo, três anos e saber operar o pacote Adobe Creative. Uma das atribuições é desenvolver projetos de exposições, de longa duração, de maneira integrada com profissionais de outras áreas de atuação, com o objetivo de criar soluções que proporcionem experiências únicas ao usuário/visitante. Para conhecer mais detalhes da vaga e benefícios, clique aqui.

A segunda oportunidade é voltada para Design de produto e exposições. Ela requer formação em Desenho Industrial ou Design de Produto, experiência mínima de quatro anos e alguns conhecimentos de softwares, como: Scketch Up ou similar, Rhinoceros ou similar, AutoCad ou similar, Adobe Illustrator e Adobe Photoshop, entre outros. O profissional, entre outras atividades, vai desenvolver layouts do espaço expositivo, bem como projetar equipamentos interativos, integrando soluções de design gráfico. Leia o perfil completo da vaga aqui.

Já o terceiro cargo é para trabalhar com Pesquisa e licenciamento de imagens, sendo que qualquer curso de nível superior é aceito para o perfil. Os conhecimentos exigidos são, entre outros, experiência mínima de levantamento de imagens e pesquisa para duas exposições, sendo estas preferencialmente de temas de ciência ou história, excelente conhecimento de ferramentas de busca online, arquivos físicos e de bancos de imagens públicos e privados e conhecimento de regras de licenciamento Creative Commons. Essas e outras informações podem ser vistas aqui.

Os interessados devem enviar currículos até 11 de dezembro para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em 4/12/2014

O objetivo do projeto foi formar mediadores surdos para trabalhar com deficientes auditivos em museus e espaços de ciência.


Bruno e Lorena ensinaram assuntos mais biológicos
Sentados numa célula gigante no Parque da Ciência, cerca de 20 adolescentes com deficiência auditiva tentam adivinhar alguns componentes celulares. Bruno Baptista e Lorena Assis, mediadores surdos e estudantes do Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), provocam com perguntas: “Onde vocês acham que estão sentados?” e “O que vocês acham que isso parece?”, questiona Bruno, apontando para uma organela. Aos poucos, os movimentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) vão adentrando o diminuto universo da biologia celular, instigando os alunos pelo conhecimento.

A cena descrita acima aconteceu em 26 de novembro de 2014 e marcou o último encontro do projeto que compõe a parceria entre o MV e o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ), cujo intuito é formar mediadores para trabalhar com público deficiente auditivo. O encontro “Os surdos no Museu da Vida” já vinha sendo planejado há cinco meses.

Deleon e Rafaela se aventuraram pela História
Iniciada em julho, a iniciativa acontecia semanalmente com quatro jovens bolsistas do projeto e profissionais de diferentes setores do museu. Toda quarta-feira, eles se encontravam para conhecer e elaborar um roteiro de três atividades: a visita à célula do Parque da Ciência, a oficina ‘Faça sua célula’ e o passeio ao Castelo Mourisco. Para a mediadora Rafaela Vale, a alegria não poderia ser maior “por ver os alunos tendo descobertas”, assim como ela teve. "A iniciativa amplia o canal de informação para esse público”, disse. Depois das duas experiências com a célula humana, ela e o mediador Deleon Baptista conduziram os alunos pelos séculos XIX e XX, revelando detalhes da história do Castelo e da ciência no Brasil.

Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde (Seducs/MV) e integrante do projeto, aponta alguns dos obstáculos enfrentados: “A Libras é um idioma sem conectivos, só com verbos e substantivos. Não adianta apenas fazer tradução literal, porque muitos termos ainda não têm seus respectivos sinais nessa língua. Também não adianta chamarmos apenas intérpretes porque não resolve o problema. É preciso se comunicar com eles”. Esses e outros desafios são tratados por um grupo de trabalho do MV dedicado, especificamente, a questões de acessibilidade.

Para conhecer o histórico das ações do museu voltadas ao tema, leia “Os museus de ciência e a busca da acessibilidade aos surdos”.



Publicado em 28/11/2014




Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

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