Ir para o conteúdo

O acervo museológico sob a guarda do Museu da Vida Fiocruz é formado por objetos tridimensionais que enfocam as atividades técnico-científicas da história institucional, aborda temas relacionados aos diferentes momentos da saúde pública no país, além do desenvolvimento de algumas especialidades médicas. São objetos datados predominantemente dos séculos 19 e 20, preservados como testemunhos materiais da formação e consolidação das ciências da saúde.  

O acervo conta com objetos pertinentes à trajetória pessoal e de trabalho de alguns pioneiros da Fundação Oswaldo Cruz, dos quais destacam-se as coleções Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. Equipamentos e utensílios de antigos laboratórios, instrumentos médico-cirúrgicos, maquinários dedicados à fabricação de soros e vacinas, aparatos de saneamento e imunização, mobiliário hospitalar, itens de indumentária, medicamentos e produtos imunobiológicos, obras de arte, além de premiações motivadas pelo reconhecimento nacional e internacional, conferem um caráter singular a este patrimônio. 

O núcleo inicial deste acervo remonta à coleção histórica que começou a ser formada em 1917, após a morte do médico sanitarista Oswaldo Cruz. O antigo Museu Oswaldo Cruz foi criado para manter objetos pessoais e de trabalho do fundador da instituição como espaço de recordações. Com o passar dos anos este museu passou a ser reconhecido como espaço legítimo para abrigar objetos de cientistas, técnicos e médicos, da própria instituição ou doados por seus familiares, transformando aquele espaço em lugar de preservação das atividades representativas da Fundação Oswaldo Cruz e de sua atuação na saúde pública. 



Com a criação do Museu da Vida, em 1999, o acervo passou compor exposições sobre as atividades da Fiocruz e outras temáticas relacionadas à História das Ciências da Saúde e Divulgação Científica. O Serviço de Museologia, responsável pela preservação deste acervo, realiza o trabalho de inventário, conservação preventiva, captação de novos itens, pesquisa e difusão que viabilizam a interação desses objetos com diversos públicos. 


Conheça o acervo:
O Objeto em Foco apresenta, periodicamente, a história dos objetos, com imagens, informações sobre sua trajetória, usos e funções antes de tornar-se acervo museológico. Confira

Acesso:
O acervo pode ser consultado presencialmente mediante agendamento prévio. Consultas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, de 9:30h às 16:30h. 

Doações:
O Museu da Vida Fiocruz continua ampliando suas coleções com o objetivo de popularizar o conhecimento científico em suas exposições, publicações e projetos de pesquisa. Objetos relacionados às práticas de cuidados com a saúde e abordagens históricas dos saberes médico-científicos podem ser doados mediante análise prévia da equipe do Serviço de Museologia. 

Conheça a nossa Política de Gestão e Preservação de Acervos 

Contatos:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça