Atrizes em ensaio da peça "Cidadela". Foto: Eduardo Santos.

Vem Quem Quer. Este é o nome do lugar onde se passa o novo espetáculo teatral do Museu da Vida, “Cidadela”, em cartaz na Tenda da Ciência. Cidadela quer dizer cidade pequena, mas também pode significar fortaleza, vocês sabiam? Existem muitas cidadelas no mundo, mas nenhuma é igual a Vem Quem Quer. Por quê? Você precisa assistir à peça para descobrir, mas a gente vai dar uma pista: lá, as mulheres só podiam falar quando os homens saíam, uma regra criada... pelos homens! A partir dessa regra absurda a história da peça se desenrola, com o objetivo de fazer refletir sobre os papéis sociais que têm sido impostos ao gênero feminino e sobre a importância das mulheres em todas as esferas, na família, na educação, na ciência, na política, na arte – e onde mais elas quiserem!

Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.

Equipe de direção, cenografia e design estudando um protótipo do palco. Foto: Héliton Barros.

“Cidadela” é uma produção própria do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com texto de Renato Souza-Ribeiro e direção de Letícia Guimarães, a mesma dupla de “O Problemão da Banda Infinita”. Com elenco formado por quatro atrizes negras cis e trans, o espetáculo expõe questões de gênero de forma delicada e descontraída, ao mesmo tempo em que provoca a plateia a rever seus (pre)conceitos. Venha botar a boca no mundo junto com as mulheres de Vem Quem Quer!

Conheça o elenco de "Cidadela":

"Cada vez mais, tenho certeza de que valeu a pena minha resistência"
Entrevista com a atriz Loullyz Maranhão, que interpreta Justa Plena de Si

“A gente aprendeu a técnica teatral, mas também um olhar crítico para o mundo"
Entrevista com a atriz Walda Domingues, que interpreta Juçara Brio Forte

"A gente veio pra bombar, pra mostrar que direitos são iguais pra todos"
Entrevista com a atriz Rebecca Gotto, que interpreta Marina Lá Se Foi

"Não se trata de dar voz, mas ouvir as vozes que já existem"
Entrevista com a atriz Shirlene Paixão, que interpreta Nina Garota

Serviço: “Cidadela”