Ir para o conteúdo

Horário e endereço 

O Museu da Vida está aberto durante todo o ano, funcionando de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e, aos sábados, das 10h às 16h. Todas as visitas e atividades são gratuitas. O MV fica no campus da Fundação Oswaldo Cruz, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. Veja como chegar até nós.  

Ao chegar, dirija-se ao Centro de Recepção, que fica bem próximo da portaria principal da av. Brasil. É onde recebemos nossos visitantes! O local conta com uma grande maquete da Fiocruz - onde é possível se localizar, cantina - que oferece lanches e almoço, telefone público, salão com mesas, cadeiras e mesas para o melhor acolhimento dos visitantes, além de banheiros e bebedouros.

Horários da visita ao Castelo durante os meses de férias (janeiro e fevereiro):
terça a sexta-feira: 9h, 10h, 11h, 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30
sábados: 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10
(saindo do Centro de Recepção)

Agendamento 

ATENÇÃO: nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, não há necessidade de agendamento prévio. 

De terça a sexta-feira, as visitas de grupos escolares ou com mais de 20 pessoas devem ser agendadas com um mês de antecedência. No sábado, não é necessário fazer agendamento. É só chegar! ;) Aos sábados, por questões de segurança, os portões da Fiocruz ficam fechados, mas é possível entrar após identificação nas portarias (diga que está indo para o Museu da Vida).

Os grupos (turmas escolares, de universidades, projetos sociais ou instituições diversas) devem ter, no máximo, 42 pessoas (já incluídos os responsáveis). Cada visita agendada pode abranger uma, duas ou três atividades e tem, em geral, a duração de três horas, podendo variar em função do número de atividades. O agendamento é importante porque garante que a equipe de mediação do museu esteja preparada para receber o grupo. 

Visitantes individuais e grupos com menos de 20 pessoas são acomodados em outros grupos para poderem participar das atividades que exigem mediação. Estes visitantes podem circular livremente nos espaços do museu que não precisam necessariamente de mediação. A partir do agendamento, o museu conta com estacionamento para ônibus e automóveis; não dispõe de guarda-volumes. 

Como agendar? 

O agendamento pode ser feito pelo telefone (21) 2590-6747. Também é possível ir diretamente ao Centro de Recepção do Museu da Vida. Para obter mais informações sobre nossas atividades e eventos, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O agendamento, porém, é realizado apenas por telefone ou pessoalmente. 

Você pode ainda escrever para:
Museu da Vida/Centro de Recepção
Av. Brasil, 4365, Manguinhos
CEP 21045-900 - Rio de Janeiro - RJ 

Pedimos aos grupos agendados para chegar com 30 minutos de antecedência: às 8h30 para a visita da manhã e às 13h para a visita da tarde. 

Alô, professor! 

O Serviço de Educação em Ciências e Saúde promove o Encontro de Professores para uma visita especial ao Museu da Vida. Esta atividade é gratuita e previamente agendada. Saiba mais aqui.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom