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Quem passa pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e experimenta sua poluição sonora, visual e atmosférica pode não se dar conta de que ali há também um oásis: o campus de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz. Nessa área, há uma grande diversidade biológica, com dezenas de espécies de plantas e animais, entre eles, muitas aves. Para que você conheça esses pássaros, o Museu da Vida criou "Voo pela Fiocruz, Guia de Aves do Campus", de Davi Castro Tavares e Salvatore Siciliano, amplamente ilustrado com espécies de aves que habitam o campus da Fiocruz. 

Acesse aqui a versão digital.

O que o peixe-elétrico do Amazonas e o uso pacífico da energia nuclear podem ter em comum? Ambos marcaram a vida do carioca Carlos Chagas Filho, nascido em 1910 e cuja trajetória se confunde com o próprio desenvolvimento científico do Brasil no século 20. Nesta cartilha, Luisa Massarani e Nara Azevedo contam a história do pesquisador.

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Este livro foi produzido pela Rede Ibero-americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico, criada em 2009 e que reúne grupos de pesquisa provenientes de dez países da região (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Portugal e Venezuela). Está organizado em duas partes: na primeira, estão artigos de reflexão escritos por diversos pesquisadores do tema; na segunda, o foco é a prática do jornalismo científico.

Baixe aqui a publicação completa.

Que tal juntar um grupo de amigos e preparar um programa de ciência na sua escola ou comunidade? Para ajudá-lo, o Museu da Vida lançou em 2010 a cartilha Ciência em Sintonia – Guia para montar um programa de rádio sobre ciências, escrito por Catarina Chagas, Ana Cristina Figueira e Marzia Mazzonetto, sob coordenação de Luisa Massarani. Além de dez lições simples sobre como fazer um programa de rádio, o leitor encontra dicas de como usá-lo em salas de aula e centros comunitários para levar temas de ciência ao público.

Clique aqui para acessá-la.

Lançado em 2008 pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) e pela Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net), o Curso On-Line de Jornalismo Científico foi traduzido para o português em 2009. A publicação reúne dicas e experiências de jornalistas de vários lugares do mundo que trabalham na cobertura de temas de ciência. As lições abordam temas como entrevistas, redação, controvérsias científicas e cobertura de ciência para TV.

Clique aqui para acessar a versão on-line.

Ainda que distribuídas de forma bastante desigual, existem centenas de organizações – museus e centros de ciência, zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários – que abordam a ciência e a tecnologia no país. O guia Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009 oferece informações sobre 190 dessas instituições. O guia – cuja primeira versão foi lançada em 2005 – é editado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), pela Casa da Ciência (UFRJ) e pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Clique aqui para baixar gratuitamente o guia.

O trabalho do médico e pesquisador mineiro Carlos Chagas é o tema desta cartilha, elaborada pela pesquisadora Simone Petraglia Kropf e pela jornalista especializada em ciência Luisa Massarani. A publicação, em linguagem acessível ao grande público, aborda as características da doença de Chagas, seu impacto social, o processo científico que levou à sua descrição e perspectivas futuras sobre seu combate, além do trabalho e da vida de Chagas.

Clique para baixar a cartilha em português ou em espanhol.

Os cheiros de plantas brasileiras são a estrela desta publicação, um livro-jogo que conta a história de uma turma de amigos que se une para descobrir de onde vem o cheiro misterioso que invadiu a cidade de Narizópolis. Enquanto se delicia com a história, o leitor é convidado a sentir os cheiros descritos pelos personagens em potes que trazem essências das plantas citadas na trama. A publicação conta, ainda, com cartas que sugerem atividades complementares para fazer durante a leitura.

Dois eventos realizados pelo Museu da Vida e parceiros em 2008 abordaram questões sobre a mediação em museus e centros de ciência, como seleção e formação de mediadores, estratégias de mediação e áreas possíveis de atuação. Este livro apresenta as memórias do evento, incluindo 18 artigos de especialistas do Brasil e do mundo.

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Esta publicação, resultante do evento homônimo realizado pelo Museu da Vida em 2007, aborda questões como a percepção da ciência pelas crianças, a experiência de museus com o público infantil e a utilização de vídeos e jogos para abordar temas científicos. Para isso, conta com a colaboração de diversos especialistas, nacionais e internacionais, que participaram do evento.

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Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

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