Este é o primeiro número do Caderno Museu da Vida. Ele reúne textos referentes às palestras realizadas entre agosto e novembro de 2001 no I e II Seminários sobre o formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Clique aqui para baixar o arquivo.
Esta publicação contém os trabalhos apresentados no Encontro sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação científica em Museus (EPECODIM), realizado em setembro de 2001 pelo Museu da Vida e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.
Este segundo número do caderno aborda a Avaliação nos museus. Reúne textos apresentados pela equipe do Museu da Vida em seminários, congressos, dissertações e teses. Clique aqui para baixar o arquivo.
Este volume traz oito artigos escritos por autores do Brasil, México e Chile, discutindo desafios e estratégias para inserir a ciência no mundo infantil, explorando a curiosidade das crianças para saber como as coisas funcionam e como é o mundo à volta delas.
Este volume reúne 13 artigos escritos por alguns dos principais autores no campo da comunicação científica no cenário internacional. As contribuições deste volume vêm dos EUA, do Canadá e de países europeus e abordam questões conceituais sobre a cultura científica, os diferentes contextos nos quais o conhecimento está inserido, além das relações entre atores importantes na divulgação científica e o tratamento que a mídia confere a incertezas e riscos da ciência.
Primeiro livro da coleção Terra Incógnita, é uma coletânea de artigos, entrevistas e depoimentos que discutem diferentes meios e instrumentos utilizados para popularizar a ciência, entre eles os jornais, a literatura infantil, a televisão, o rádio, o teatro, os desenhos animados e as exposições. A série Terra Incógnita, que conta com três outros títulos, visa estimular a reflexão sobre o significado atual da divulgação científica, explorando diferentes temas e enfoques. Trata-se de uma iniciativa da Casa da Ciência/UFRJ, em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Clique aqui para ter acesso ao arquivo.
Nina chega à escola e uma coisa estranha começa a acontecer. Há um bichinho andando por aí. Os alunos se perguntam: será que é barata? Mas, não! É um bichinho bem minúsculo, que pode andar na cabeça de muitas crianças. Se uma criança da sala pega... ixi! Já viu! Todos podem pegar. Estamos falando dos piolhos!
Para ter acesso à versão digital do livro, clique aqui.