
Quem visita o Pavilhão Mourisco, ou simplesmente Castelo, como também é conhecido o prédio-símbolo da Fiocruz, é convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20, época de sua construção! Fotos e documentos históricos revelam o contexto desse período, marcado por episódios como a Revolta da Vacina, por personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.
No espaço, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo. Esse prédio centenário também abriga fotos e documentos históricos. Os objetos revelam o contexto histórico marcado por vários episódios, como a Revolta da Vacina, e personagens emblemáticos como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas! Como ele também é ambiente de trabalho e é um prédio tombado, as visitas só podem ser feitas com acompanhamento de um mediador.
O tour inclui, também, a visita a uma mostra entomológica que reúne insetos da coleção de Ângelo Moreira da Costa Lima, importante pesquisador brasileiro que trabalhou com Oswaldo Cruz no combate à febre amarela. Perder a visita ao Castelo está fora de questão! ;)