Escalar uma célula gigante? Entender o funcionamento do olho humano? Tudo isso é possível no Parque da Ciência, que conta com cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta e uma parte coberta – a pirâmide – para atividades complementares. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.
No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam espaço para a discussão sobre a eficiência, a economia e a ecologia das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia.
A área destinada à Comunicação reúne equipamentos que permitem observar as várias propriedades das linguagens escrita e sonora, além de discutir a importância das duas para os seres vivos. Atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido.
Por fim, o ambiente Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante e as esculturas que mostram como funcionam a fala e a audição.
A temática é complementada pela Pirâmide, que conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala da experimentação e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre a vida micro e macroscópica.