Ir para o conteúdo

Por: Renata Bohrer

 

O Museu da Vida Itinerante acaba de lançar os volumes 8 e 9 da série Os Mensageiros das Estrelas. Desenvolvido por um grupo de planetaristas do Ciência Móvel, as publicações reúnem conteúdos básicos de astronomia teórica e observacional. O acesso é gratuito e a classificação livre.  

Nas publicações “ME: Sistema Solar”, faremos um voo exploratório por Urano e o planeta-anão Plutão. Conheça as missões espaciais históricas que contribuíram para os estudos desses astros. Em Fenômenos Extra(ordinários), saiba tudo sobre a chuva de meteoros Eta Aquáridas e veja como ocorrem os eclipses solares anulares. 

Nas obras “ ME: Constelações”, confira as constelações do céu do mês e seus tesouros cósmicos. Ainda como parte da programação, confira o “Game Asterismo: Virgem”. Nele, você terá que ligar os pontos se quiser encontrar a deusa da agricultura.  A cada avanço no jogo, conheça um pouco mais das estrelas que formam a constelação e confira também curiosidades sobre o céu profundo. 

Gosta de desafios? É a bordo da nave Stellarium que nossos desafios acontecem. A cada capítulo, um novo desafio astronômico.  Recrie as condições ideais para a realização das atividades espaciais com o auxílio do software aberto Planetário Stellarium. Volte ou avance no tempo para cumprir as missões pelos céus de sua cidade ou de qualquer outro lugar do planeta! 

As coleções Os Mensageiros das Estrelas integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Abaixo, veja o conteúdo completo das novas publicações: 

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 8

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 8

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 9

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 9 

 

Acesse também os links:

Game Asterismo: Virgem

Planetário Stellarium

 

 

Publicado em 7 de julho de 2021. 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça