Ir para o conteúdo

Confira as atividades de outubro! A entrada é gratuita.

Confira as atividades de setembro! A entrada é gratuita.

Até 9 de setembro, você pode conferir a mostra "Nós do Mundo" no Parque Natural Municipal de Gericinó.

 

A Cavalariça é um dos prédios históricos que compõem o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), do início do século 20, concebido por Oswaldo Cruz e projetado em estilo eclético pelo engenheiro português Luiz Moraes Jr.. O edifício foi construído entre 1904 e 1905 para acolher os cavalos que eram utilizados para a produção de soros contra a peste bubônica, as inspeções e tratamentos veterinários, bem como o procedimento da extração de sangue que dava origem ao soro. Hoje em dia, abriga exposições temporárias do Museu da Vida e se prepara para receber uma exposição permanente a partir de 2020.

As ações de conservação e restauração que aconteceram em 2017 contemplaram todos os materiais construtivos e os bens integrados ao edifício, desde o latão dos bicos de gás até os azulejos brancos ingleses, passando pelos tijolos de Marselha, metais dos equipamentos, esquadrias, escadas e a estrutura dos telhados. Durante os 18 meses de obra, foram recuperados interiores, fachadas e coberturas da Cavalariça. 

A equipe responsável por dar vida a Paracelso!

Espetáculo explora o universo da matemática e é pensado para crianças de seis a dez anos.

Peça aborda a prevenção contra ISTs e o preconceito em relação à Aids e ao vírus HIV.

Sentados na primeira fileira, Carlos Chagas (segundo da esquerda para a direita) e Oswaldo Cruz (quarto da esquerda para a direita) se reúnem com outros pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz. (Imagem: Base Arch, Casa de Oswaldo Cruz)

No Castelo Mourisco, o visitante pode conhecer mais detalhes sobre a vida e obra dos cientistas brasileiros Oswaldo Cruz (1872-1917) e Carlos Chagas (1879-1934). O médico sanitarista Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Ele ficou à frente da Diretoria Geral de Saúde Pública do Brasil de 1903 a 1909 e liderou campanhas sanitárias contra doenças que afetavam a população brasileira no início do século XX, como febre amarela, peste bubônica e varíola. 

Com a morte de Cruz em 1917, Carlos Chagas se torna diretor do então Instituto Oswaldo Cruz. A história entre ambos começa em 1902, quando Chagas procura Cruz para que este o orientasse em sua tese de doutorado. Já em 1905, Cruz solicita a ajuda de Chagas numa campanha contra a malária na Companhia Docas de Santos, em São Paulo. 

A mostra no Castelo Mourisco também traz fotos, textos em painéis e reconta a descoberta de Carlos Chagas que o tornou reconhecido internacionalmente. O pesquisador brasileiro conseguiu algo sem precedentes na história da medicina: foi responsável pela descoberta do parasito de uma doença, o Trypanosoma cruzi, o vetor que o transmitia (um inseto conhecido como barbeiro) e a doença que causava, que ficou conhecida como doença de Chagas. 

A visita à exposição acontece junto com a visita ao Castelo Mourisco. Mais informações no número (21) 2590-6747.

A moda, agora, é trazer sua própria canequinha para a visita ao Museu da Vida.

Vamos comemorar o Dia das Crianças no dia 13 de outubro!

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça