Fique atento aos dias em que não abriremos!

Sentados na primeira fileira, Carlos Chagas (segundo da esquerda para a direita) e Oswaldo Cruz (quarto da esquerda para a direita) se reúnem com outros pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz. (Imagem: Base Arch, Casa de Oswaldo Cruz)

No Castelo Mourisco, o visitante pode conhecer mais detalhes sobre a vida e obra dos cientistas brasileiros Oswaldo Cruz (1872-1917) e Carlos Chagas (1879-1934). O médico sanitarista Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Ele ficou à frente da Diretoria Geral de Saúde Pública do Brasil de 1903 a 1909 e liderou campanhas sanitárias contra doenças que afetavam a população brasileira no início do século XX, como febre amarela, peste bubônica e varíola.

Com a morte de Cruz em 1917, Carlos Chagas se torna diretor do então Instituto Oswaldo Cruz. A história entre ambos começa em 1902, quando Chagas procura Cruz para que este o orientasse em sua tese de doutorado. Já em 1905, Cruz solicita a ajuda de Chagas numa campanha contra a malária na Companhia Docas de Santos, em São Paulo.

A mostra no Castelo Mourisco também traz fotos, textos em painéis e reconta a descoberta de Carlos Chagas que o tornou reconhecido internacionalmente. O pesquisador brasileiro conseguiu algo sem precedentes na história da medicina: foi responsável pela descoberta do parasito de uma doença, o Trypanosoma cruzi, o vetor que o transmitia (um inseto conhecido como barbeiro) e a doença que causava, que ficou conhecida como doença de Chagas.

A visita à exposição acontece junto com a visita ao Castelo Mourisco. Mais informações no número (21) 2590-6747.

A moda, agora, é trazer sua própria canequinha para a visita ao Museu da Vida.

Espetáculo explora o universo da matemática e é pensado especialmente para crianças de seis a dez anos.

Vamos comemorar o Dia das Crianças no dia 13 de outubro!

No sábado 13 de outubro, de 10h às 16h, vamos comemorar a data com uma programação cheia de ciência, brincadeiras, jogos, música e outras surpresas. Vem pra cá!

Dezenas de atividades gratuitas de divulgação científica, cultura e lazer foram realizadas de 16 a 20 de outubro.

Exposição gratuita da fotógrafa Nana Moraes está em cartaz até dezembro no prédio da Cavalariça.

Avisamos a todos que o Museu da Vida não abrirá no feriado do dia 7 de setembro, sexta-feira. No sábado, 8 de setembro, vamos funcionar normalmente. Confira a programação mensal e traga familiares e amigos!

Publicado em 05/09/2018

Atividades culturais e vacinação marcaram o dia, das 8h às 17h.

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h