Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz leva atrações para Minas Gerais. Crédito: Vitor Vogel

 

Em sua primeira viagem do ano, o Ciência Móvel estará em Cambuquira, em Minas Gerais, entre os dias 20 e 23 de março.  O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Barilão e a expectativa do museu itinerante é ultrapassar a marca de um milhão de visitantes atendidos desde a sua criação em 2006.  A entrada é gratuita e a classificação livre.  

A edição especial está recheada de atrações para todas as idades.  Entre os destaques está a bancada de microscopia com o ciclo de vida do Aedes aegypti. Nela, o visitante poderá ver em detalhes as etapas de desenvolvimento do mosquito e aprender mais sobre as medidas preventivas de controle desse que é o principal vetor das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya). 

Também na programação está o Girotec ou Giroscópio Humano - um simulador de gravidade composto por três anéis que giram livremente em todas as direções e que é inspirado em equipamentos de treinamento de astronautas.

O roteiro inclui ainda sessões de curtas-metragens com bate-papo, exposições e diversos aparatos científicos que integram os módulos temáticos do museu itinerante ‘Água é vida’, ‘Por Dentro e Nós’, ‘Brincando se Aprende’, ‘Cine Ciência Móvel’ e ‘Na Onda a Transformação’.  

Este evento é uma realização do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz em parceria com a Prefeitura Municipal de Cambuquira, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Saúde. 

 

Mais sobre o Ciência Móvel:

O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, situado no Rio de Janeiro, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da região Sudeste. Aparatos científicos, exposições, módulos interativos, jogos, multimídias integram a programação, que conta com uma equipe multidisciplinar de mediadores.   

Criado em 2006, o Ciência Móvel tem como objetivo não apenas difundir informações científicas, mas também aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes.  Desde o ano de sua fundação até final de 2023, o Ciência Móvel já percorreu mais de 108 mil quilômetros em um total de 220 viagens.  Foram 128 municípios visitados e um público superior a 995 mil pessoas.  Mais informações aqui. 

 

Serviço:  

Ciência Móvel em Cambuquira (MG) 

Quando: 20 a 23 de março (sendo de 20/3 a 22/3, em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30; e dia 23/03, das 9h às 12h)

Onde: Ginásio Poliesportivo Barilão (Endereço: Av. Floriano Peixoto, 320, Cambuquira – MG) 

Idade livre

Entrada gratuita  

 

 

Publicado em 6 de maio de 2024. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça