O uso massivo da internet e o intenso compartilhamento de informações via redes sociais digitais desencadearam transformações profundas nas formas de se comunicar, colocando-nos diante de novos e complexos desafios que marcam a era da pós-verdade. Entre eles destaca-se a circulação desenfreada de desinformação, com graves consequências para a sociedade, em diferentes temas. Para abordar essa questão que atinge fortemente a ciência e a divulgação científica, o evento “Desafios da desinformação e possibilidades para a divulgação científica”, promovido na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), debaterá o tema sobre distintos aspectos e com pesquisadores de diferentes áreas. O evento começa em 11 de março, no auditório do Museu da Vida Fiocruz, no campus Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. As palestras serão abertas ao público.

Na parte da tarde dos dias 12 e 13 de março, acontecerão as oficinas “O desafio da desinformação: compreendendo a recepção” e “O Desafio da Desinformação: Em Busca de uma melhor Divulgação Científica”, para os alunos da especialização e do mestrado.

O professor Luis Felipe Miguel, da UnB, falará na palestra com título “Política e ciência política nas redes: desinformação e divulgação científica”, na tarde de 11 de março. Na manhã do dia seguinte, será a vez do pesquisador Marcelo Alves, da PUC Rio, abordar a governança, economia política e aspectos sociomateriais da desinformação. Já a pesquisadora da Fiocruz Luisa Massarani, coordenadora do INCT de Comunicação Pública da Ciência, trará um panorama da pesquisa em desinformação no Brasil e América Latina.

O último dia de evento contará com a palestra do pesquisador Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz), com o tema “A Evidência como Experiência: A Cisma e a Desinformação sobre Vacinas como uma Concorrência Discursiva”. O pesquisador Antonio Gomes da Costa, diretor de Ciência na Sociedade do Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal, abordará o abuso do modelo de déficit, a pouca ênfase dada ao processo de validação em ciência e o negligenciamento do público adulto.

Além de abrir o ano letivo da especialização e do mestrado em divulgação da ciência, o evento é parte do projeto “O desafio da desinformação em saúde: compreendendo a recepção para uma melhor divulgação científica”, capitaneado pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica, do Museu da Vida Fiocruz e apoiado pelo Edital PROEP-COC 2021 – CNPq, além do auspício da RedPOP.

Os programas de pós-graduação em divulgação científica da COC contam com a parceria do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), da Fundação Cecierj e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Serviço:

Evento: “Desafios da Desinformação e Possibilidades para a Divulgação Científica”

Quando:
11/3, das 14h às 17h – evento aberto ao público em geral
12 e 13/3, das 9h às 12h – evento aberto ao público geral
12 e 13/3, das 14h às 17h – evento apenas para os alunos dos cursos de mestrado e especialização

Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)

O evento não requer inscrição prévia.

Publicado em 01 de março de 2024.