Por Melissa Cannabrava

No último sábado (24/02), o Museu da Vida Fiocruz abriu suas portas em grande estilo após o Carnava. O evento "Quero + Folia no Museu" reuniu música, atividades externas, workshops, exposições e teatro em um dia de festa para todas as famílias. A ação foi um sucesso, atraindo um público animado, que pôde desfrutar de atrações lúdicas e gratuitas.

Créditos: Vitor Vogel / Museu da Vida Fiocruz

Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz, comentou sobre a realização da iniciativa: "Decidimos inovar este ano e realizar um evento após o Carnaval, trazendo para o nosso público o 'Quero + Folia no Museu'. O Carnaval é uma manifestação cultural mais importante do nosso país. Queremos unir saúde, ciência e festa, oferecendo aos visitantes diversas atividades".

Créditos: Vitor Vogel / Museu da Vida Fiocruz

A grande atração do dia foi a oficina do Cortejinho por Um Dia, um projeto voltado para crianças de 6 a 12 anos, que teve como objetivo construir junto aos pequenos uma proposta coletiva de cortejo carnavalesco tocado e brincado. A equipe apresentou ferramentas para o desenvolvimento de um bloco de rua dentro do evento, através de oficinas de educação percussiva e de história dos ritmos afro-brasileiros.

​Além disso, os participantes puderam conferir brincadeiras populares, aprender a cantar cantigas do ritmo afro-brasileiro, tocar instrumentos percussivos e dançar - tudo acompanhado por um momento de fantasia e estímulo à imaginação. O repertório contou com ritmos como maculelê, ijexá, baião, marchinha, maracatu, samba, samba-reggae, galope, entre outros.

Créditos: Vitor Vogel / Museu da Vida Fiocruz

​A programação do evento também incluiu uma visita ao Castelo e às exposições do Museu da Vida Fiocruz, além de uma Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas. Na parte da tarde, a peça 'É o Fim da Picada!' divertiu e sensibilizou o público para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue.

Créditos: Vitor Vogel / Museu da Vida Fiocruz

O Museu da Vida Fiocruz agradece a todos que participaram e desenvolveram para o sucesso deste evento. Fiquem ligados para mais novidades e eventos futuros!

Publicado em 26 de fevereiro de 2024.