Um dia com muita festa, folia e brincadeiras vai tomar o Museu da Vida Fiocruz, logo após o Carnaval. No próximo sábado (24/2), das 10 às 16h, atração musical, atividades externas, oficinas, exposições e teatro dão o tom do “Quero + Folia no Museu”, um evento que vai abrir as portas da instituição e de seus famosos castelo e pirâmide para toda a família com ações lúdicas e gratuitas.

“Decidimos inovar esse ano e realizar um evento após o carnaval, trazendo para o nosso público o Quero + Folia no Museu”, explica Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida da Fiocruz. “O Carnaval é a manifestação cultural mais importante do nosso país. Queremos unir saúde, ciência e festa, oferecendo aos visitantes diversas atividades”, conclui.

O destaque do dia fica por conta do “Cortejinho por Um Dia”. O projeto, voltado para crianças de 6 a 12 anos, visa construir junto aos pequenos uma proposta coletiva de cortejo carnavalesco tocado e brincado. A equipe presente dará ferramentas para o desenvolvimento de um bloco de rua dentro do evento, através de oficinas de educação percussiva e  de história dos ritmos afro-brasileiros. As crianças terão contato com instrumentos percussivos e farão a reprodução coletiva dos ritmos tocados no carnaval de rua carioca.

Na iniciativa, os participantes vão conferir brincadeiras populares em que as crianças aprendem a cantar cantigas do ritmo afro-brasileiro trabalhado, ao mesmo tempo em que tocam essas músicas e performatizam alguns aspectos que compõem as manifestações e bailados. Tudo isso vem acompanhado por um momento de fantasia e estímulo à imaginação através de contação de história acerca do ritmo.

O repertório é composto por ritmos como o funk, o maculelê, o ijexá,  o baião, a marchinha, o maracatu, o samba, o samba-reggae, o galope, entre outros.  A finalidade é proporcionar entretenimento formativo, apresentando às crianças a possibilidade de aprenderem elementos básicos das musicalidades de rua, e histórias de nossas identidades afroindígenas.

A programação do evento “Quero + Folia no Museu” inclui ainda a visita ao Castelo da Fiocruz e às exposições do Museu da Vida Fiocruz, além de uma Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas. Na parte da tarde, a peça “É o Fim da Picada” também promete divertir e sensibilizar o público para a prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue.

Sobre o Museu da Vida da Fiocruz:

O Museu da Vida Fiocruz é um espaço da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz que produz e dissemina conhecimento sobre divulgação científica e história da saúde e da ciência. Inaugurado em 1999, oferece exposições, espetáculos e atividades lúdicas e interativas que buscam instigar o interesse do público pela ciência e seus impactos no cotidiano. Está comprometido com a acessibilidade cultural, e tem como objetivo principal ampliar a participação da sociedade em questões ligadas a C&T e saúde. Realiza ainda atividades de articulação com professores e escolas, desenvolve estudos de público e pesquisas em diferentes temas na interface ciência e sociedade, promove debates e produz conteúdos de divulgação científica, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz e possuir uma biblioteca. Realiza ações itinerantes, como mostras de pequeno, médio e grande porte em parceria com instituições de todo o país, e o Ciência Móvel, que leva em um caminhão exposições, módulos interativos, contadores de histórias e palestras para toda a região Sudeste.

Serviço:

Atração Musical

Cortejinho por um dia
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Idade: livre

Oficinas de iniciação percussiva com ritmos do Carnaval carioca e, em seguida, um cortejo.

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: Parque da Ciência (área externa) e pirâmide (área interna)
Idade: livre

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida.

Visita ao Castelo da Fiocruz
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Apresenta o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Horários: 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade: livre

Apresenta o tema saúde em sua complexidade com 14 módulos, o público é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas da microscopia à saúde como fenômeno social.

Peça 'É O Fim da Picada!'
Onde: Tenda Ciência Virgínia Shall
Idade: a partir dos 12 anos

Cenas de diálogo com o público para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

Oficina sobre Acessibilidade

Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: livre

Partiremos do básico de encadernação artesanal para construir um pequeno catálogo de texturas com a ideia de acessibilizar os mais diversos tipos de projetos com materiais de reuso, explorando assim, as diferentes sensorialidades.