Ir para o conteúdo
Credito: Vitor Vogel

Oficinas, atividades educativas, expo, teatro e muito mais!

O mês de fevereiro é intenso! Fim de férias, retorno das aulas, Carnaval... E, por aqui, também preparamos uma programação intensa, repleta de ciência, arte e cultura! Em fevereiro, teremos novas oficinas de acessibilidade, muitas atividades educativas, um evento pós-carnaval e, claro, exposições, visita ao Castelo da Fiocruz e muito mais!

Durante todo o mês, seguimos funcionando de terça a sábado, das 10h às 16h. O agendamento de grupos permanece suspenso, ou seja, se você quiser visitar o Museu com seu grupo em fevereiro, é só chegar! Não é preciso agendar. Mas atenção, pois, para as visitas de março, já haverá necessidade de agendamento para grupos com mais de dez pessoas.

Quer planejar sua visita? Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O app está disponível para Android e iOS.

Ah, fez fotos incríveis por aqui? Compartilha com a gente nas redes sociais usando as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas plataformas.

Confira a programação completa!

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!


Atividades educativas

Câmara Escura
Quando: quartas e sextas-feiras, às 10h e 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre

Você terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas.

 

Bancada de Pasteur
Quando: terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre

Atividade educativa que estimula a curiosidade das crianças, por meio de experimentos de química, que utilizam entre outros, balões, ácidos, velas para discutir o tema de forma acessível e divertido para as crianças.

 

Sala de Experimentação
Quando: terças e quintas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre

Participe de atividades lúdicas para discutir sobre o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre corpo humano.


Há vida na gota d’água
Quando: quartas e sextas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre

Ao observar amostras de água no microscópio, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d’água.


Avental de história
Quando: terças-feiras, às 11h e às 15h
Onde: varandas do Castelo da Fiocruz
Idade: educação infantil e 1º segmento do ensino fundamental

Contação da história por meio de um avental com personagens como Oswaldo Cruz, Luiz de Moraes Junior, um castelo e outros elementos que saem dos bolsos desse avental, especialmente para o público infantil.


A História que eu conto
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: varandas do Castelo
Idade: a partir dos 10 anos

Que tal desvendar a história do Castelo por meio das imagens antigas apresentadas na visitação? Monte a versão da sua história!


Fato ou Fake
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos

Distinguir as notícias verdadeiras ou falsas apresentadas no módulo Vacina: Proteção para Todos.


O SUS é a minha cara
Quando: quintas e sextas-feiras, às 11h e às 14h
Onde: Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos

Venha dialogar conosco sobre os diversos relatos de identidade, exercício de cidadania e saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)!


Escape Room
Quando: terças e quartas-feiras, de 11h às 12h e de 15h às 16h
Onde: sala de aula do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 10 anos

Se você pudesse ser um cientista por uma hora? Se você pudesse voltar no tempo e realizar uma das mais importantes descobertas da medicina, protagonizada por um cientista brasileiro? Venha participar dessa experiência interativa no Museu da Vida Fiocruz no mês de fevereiro!

Obs.: Atividade realizada com capacidade mínima de 4 pessoas e máxima de 6 pessoas. 


Eventos

Quero + Folia no Museu
Quando: 24/02
Informações em breve!


Oficinas

Oficina de Tecnologia Assistiva
Quando: 20 de fevereiro, das 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: acima de 18 anos

O que é tecnologia assistiva? Como surgiu? Qual sua relevância? Quem pode se beneficiar? Onde ela pode estar inserida? Quais os tipos? Como identificar? Qual a aplicabilidade? Quais as novidades? Como produzir uma tecnologia assistiva?
Inscrições neste link.


Oficina de Encadernação Sensorial de Texturas
Quando: 24 de fevereiro, das 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: livre

Partiremos do básico de encadernação artesanal para construir um pequeno catálogo de texturas com a ideia de acessibilizar os mais diversos tipos de projetos com materiais de reuso, explorando assim, as diferentes sensorialidades.
Inscrições neste link.


Oficina de Desenho e Poesia Surda
Quando: 27 de fevereiro, das 13h30 às 14h30
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: livre

Aprendizagem sobre sinais; Expressões por meio de desenhos em papel; Arte expressa em libras e poesia.
Inscrições neste link.

Obs.: As oficinas serão limitadas a grupos de 25 pessoas.


Atividades externas

Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.


Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.


Exposições

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz
Idade: livre

Entrada gratuita

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é Esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.


Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.


Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 11h e às 13h30
Sessão extra: sábado (24/02), às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.


Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas-feiras, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!


Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros

Exposição 'Pelos Caminhos do SUS' (Duque de Caxias - RJ)
Quando: Até 8 de fevereiro. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574. Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Idade: livre
Entrada gratuito

Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde.


Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG) Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o

funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

Exposição Aedes: que mosquito é esse? - versão compacta (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade: livre
Entrada gratuita

Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça