Ir para o conteúdo





Experiências e equipamentos disponíveis no Parque estarão disponíveis para visitas virtuais em todo o Brasil

O Museu da Vida Fiocruz existe desde 1999 para unir saúde, ciência, cultura, diversão e educação. Dentro deste espaço, localizado no campus Fiocruz Manguinhos, o Parque da Ciência faz enorme sucesso com seus cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta, além de uma área interna. Lá, já é possível escalar uma célula gigante, entender o funcionamento do olho humano e explorar diversos aparatos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida, seus temas principais. A boa nova é que, a partir desta quinta-feira (25/01), todas essas atividades também estarão disponíveis em um novo ambiente on-line, de forma totalmente gratuita, neste link.

Os visitantes virtuais poderão caminhar pelo espaço, além de conhecer e conferir informações sobre todos os seus mecanismos. Todo o parque foi registrado com câmeras especiais, que garantem uma visitação em 360° recheada de interatividade. A expectativa é inserir futuramente na plataforma também atividades interativas tais como jogos, quizzes e simulações. 

Para Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida da Fiocruz, levar ciência e diversão para todos é uma das mais importantes finalidades da iniciativa. "A virtualização do Parque da Ciência, além de eternizar uma das nossas mais conhecidas exposições de longa duração, mostra o compromisso do Museu com a ampliação de acesso às suas iniciativas”, avalia. “Nossa instituição está a serviço da sociedade e tem como um dos seus pilares a democratização do conhecimento a partir de atividades de divulgação e popularização da ciência. A Virtualização vai permitir que o Parque da Ciência seja aproveitado de forma imersiva por quem está em outras cidades, estados e países", explica. 


Parque da Ciência e seus aparatos 

Em sua versão presencial, o Parque da Ciência é dividido em duas áreas: externa e interna. Sua área externa é organizada nos seguintes setores: Praça Energia, Célula Animal Gigante, Jardim dos Códigos e Praça Sonora e a área de arqueologia/escavação, ampliada recentemente. A parte interna é organizada nos seguintes setores: Painel Einstein-Chagas, Salão de Jogos e Experimentos, Sala da Câmara Escura, Sala de Modelos e Experimentos. 

A partir de agora, os aparatos do Parque da Ciência podem ser visitados em uma plataforma on-line, acessível de qualquer parte do mundo. Será possível, portanto, conhecer toda a área do Parque e ter também uma visão geral de suas instalações que despertam a curiosidade com experiências que discutem três temas: energia, comunicação e organização da vida. 

A Comunicação reúne equipamentos que permitem observar as várias propriedades das linguagens escrita e sonora, além de discutir a importância de ambas para os seres vivos. Atrações como Espelhos Sonoros, Tubos Musicais e Jardim dos Códigos, que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade, proporcionam um ambiente interativo e divertido. 

Equipamentos interativos levam a refletir sobre a Organização da Vida. Painéis e modelos tridimensionais mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante (que os pequenos adoram escalar!) e as esculturas que mostram como se dão a fala e a audição. 

Na área interna, conhecida como Pirâmide, os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante em uma câmara escura, além de sala da experimentação e do salão de jogos e experimentos, que contam com diversas atividades sobre a vida micro e macroscópica. 

Agora, os visitantes da versão virtual do Parque da Ciência também vão poder conferir cada um desses espaços no dia e local que desejarem. Basta acessar a plataforma da Era Virtual, empresa especializada em virtualização de exposições e patrimônios culturais, responsável pelo processo.

A 'Virtualização do Parque da Ciência' é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço:
Parque da Ciência virtual 
Acesso gratuito e disponível pela plataforma da Era Virtual neste link 
Mais informações em museudavida.fiocruz.br


Sobre o Museu da Vida Fiocruz 
O Museu da Vida Fiocruz é um espaço da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz que produz e dissemina conhecimento sobre divulgação científica e história da saúde e da ciência. Inaugurado em 1999, oferece exposições, espetáculos e atividades lúdicas e interativas que buscam instigar o interesse do público pela ciência e seus impactos no cotidiano. Está comprometido com a acessibilidade cultural, e tem como objetivo principal ampliar a participação da sociedade em questões ligadas a C&T e saúde. Realiza atividades de articulação com professores e escolas, desenvolve estudos de público e pesquisas em diferentes temas na interface ciência e sociedade, promove debates e produz conteúdos de divulgação científica, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz e possuir uma biblioteca. Desenvolve ainda ações itinerantes, como mostras de pequeno, médio e grande porte em parceria com instituições de todo o país, e o Ciência Móvel, que leva em um caminhão exposições, módulos interativos, contadores de histórias e palestras para toda a região Sudeste.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça