Por Teresa Santos

Já é primavera por aqui! O Museu da Vida Fiocruz está na programação da 17ª Primavera dos Museus. A programação do evento no espaço acontece de 19 a 23 de setembro (terça a sábado).

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e reúne instituições museológicas e culturais, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. É um momento pra promover a cultura e ainda refletir e dialogar sobre pautas relevantes para a nossa sociedade. E, em 2023, o tema é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. As ações estão programadas para acontecer em museus de todo o país durante a semana de 18 a 24 de setembro.

No Museu da Vida Fiocruz, a agenda da 17ª Primavera dos Museus incluiu visitas às exposições 'Rios em Movimentos' e 'Vida e Saúde: Relações (In)visíveis'. Confira mais detalhes abaixo!

Serviço:
17ª Primavera dos Museus no Museu da Vida Fiocruz

Quando: 19 a 23/09 (terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h)
Entrada gratuita. A visitação é livre.

Exposição Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

Exposição Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

Publicado em 19 de setembro de 2023.