Por Melissa Cannabrava

O Museu da Vida Fiocruz recebeu, nos dias 27 e 28 de maio, estudantes e professores de pedagogia do Instituto de Educação Superior do Rio de Janeiro, a EJA da Escola Municipal Alagoas, e o Centro de Educação de Jovens e adultos da Maré (CEJA MARÉ) para o projeto 'Independências?'. A iniciativa propôs uma reflexão sobre os 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil. A realização foi do Museu da Vida/COC e Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e Saúde (PPGHCS/Depes/COC).

O encontro aproximou o público das atividades e ações do Museu da Vida e engajou professores e estudantes do curso superior de pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de janeiro e dos territórios de Manguinhos e Maré na reflexão envolvendo as comemorações do bicentenário 1822 - 2022 referentes à Proclamação da Independência do Brasil. Durante dois dias, 150 pessoas participaram das atividades e compartilharam conhecimentos no espaço do Museu.

Na sexta (27/05), o encontro começou com a visitação ao Parque da Ciência, seguida pela Caminhada Histórica e apresentação na Tenda da Ciência da peça 'Paracelso, O Fenomenal'. A roda de conversa 'Bicentenário da Independência: uma abordagem inter e transdisciplinar' abriu os trabalhos da manhã de sábado (28/05), contou com a mediação da chefe do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz Paula Bonatto e a presença da pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e Saúde Kaori Flexor (PPGHCS/Depes/COC), da mestre em Geografia pelo PPGGEO/UFRRJ e educadora das Ações Territorializadas do Museu da Vida Fiocruz Priscila Abrantes, da inspetora escolar concursada na Prefeitura Municipal de Maricá e coordenadora do Pré-Vestibular do Centro de Agitação Popular – AGITA (Nova Iguaçu ) Leci Carvalho e da pesquisadora de pós-doutorado e docente no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/Depes/COC) e professora da rede estadual de educação do Rio Rachel Viana. A apresentação do espetáculo 'Cidadela', na Tenda da Ciência, e o sorteio de kits de publicações do Museu da Vida Cruz encerraram o evento.

Publicado em 31 de maio de 2022.