Por Portal COC (com informações do projeto Parques do Brasil)

Apresentando o Parque Nacional do Itatiaia, a segunda temporada da série Parques do Brasil estreia no dia 26 de julho, domingo, às 19h, na TV Brasil. Parques do Brasil é uma série de TV e Web que tem o objetivo de promover a popularização do conhecimento científico sobre as unidades de conservação brasileiras, especialmente os parques nacionais e a biodiversidade, enfatizando a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população.

Para a segunda temporada também estão previstos programas sobre o Parque Nacional das Sempre-Vivas (2/8), o Parque Nacional do Descobrimento (23/8) e o Parque Nacional do Iguaçu (30/8). A série destaca, ainda, a conservação e manutenção de serviços ecossistêmicos fundamentais para a vida humana, garantidos pelas unidades de conservação em todas as regiões do país.

O episódio vai levar o espectador a uma viagem pela avifauna, montanhas, nascentes e diversidade de plantas dos campos de altitude do Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do país. Localizado entre as duas maiores metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, a reserva ambiental protege um trecho da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba do Sul, na divisa dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

No passeio pela avifauna, é possível conhecer espécies como a saíra-sete-cores (Tangara seledon), o araçari-banana (Pteroglossus bailloni), o entufado (Merulaxis ater) e o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius). Já no rio Campo Belo e suas várias cachoeiras, primatas ameaçados como o Muriqui-do-Norte (Brachyteles hypoxanthus), a onça-parda (Puma concolor), o queixada (Tayassu pecari) e plantas emblemáticas da Mata Atlântica e da Floresta Ombrófila densa submontana, como o palmito-juçara (Euteper edulis) e o samambaiaçu (Dicksonia sellowiana).

Planalto do Itatiaia: região já registrou temperatura de -13ºC

Entre picos que alcançam quase 3 mil metros de altitude, como o das Agulhas Negras, o programa conta, ainda, histórias sobre uma das localidades mais frias do Brasil, o Planalto do Itatiaia, que já registrou 13 graus abaixo de zero e nevascas em pleno estado do Rio de Janeiro.

Entre as espécies encontradas na região, estão o sapo-flamenguinho (Melanophryniscus moreirae) - símbolo da unidade-, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e uma enorme diversidade de plantas.

O episódio revela, também, que o maciço do Itatiaia funciona como uma imensa caixa d’água, garantindo a proteção de várias nascentes e rios de uma bacia hidrográfica que atende uma população de mais de 17 milhões de pessoas.

A série Parques do Brasil é uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio.

Confira o calendário de exibição:

26/07, domingo | Parque Nacional do Itatiaia, às 19h. Reprise - dia 09/08
02/08, domingo | Parque Nacional das Sempre-Vivas, às 19h. Reprise - dia 16/08
23/08, domingo | Parque Nacional do Descobrimento, às 19h. Reprise - dia 06/09
30/08, domingo | Parque Nacional do Iguaçu, às 19h. Reprise - dia 16/09

Ficha Técnica:
Direção: Carlos Sanches
Imagens, Concepção e Conteúdo: Carlos Sanches e Luciana Alvarenga
Narração: Sidney Ferreira
Roteiro: Carlos Sanches e Stephania de Azevedo
Trilha sonora original: Flavia Tygel
Edição e Finalização: Carolina Rodrigues e Filipe Ronqui
Ilustrações e Videografismo: Marco Bravo e Sergio Pranzl
Sonorização e Mixagem: Maurício de Azevedo
Correção de Cor: Glauco Guigon
Coordenação do Projeto: Luciana Alvarenga, Carlos Sanches e Marcia Muchagata

Crédito da imagem neste texto: Imagem da série de TV Parques do Brasil (COC/FIOCRUZ, TV BRASIL/EBC, ICMBio).

Publicado em 23 de julho de 2020