Ir para o conteúdo

Museus, branquitude e antirracismo

O grupo de pesquisa museologia experimental e imagem, da Unirio, tem uma conta no Instagram que é pura inspiração: @grupodepesquisamei. Por lá, no dia 17 de junho, eles fizeram uma postagem convidando os seguidores e demais interessados ao seguinte debate: "Museus, branquitude e antirracismo". Se você tem pesquisas, textos, artigos ou outras reflexões próprias sobre museologia antirracista, chegue na postagem deles lá no Instagram e contribua para o debate! Segue um trechinho do que eles publicaram: 

"Cadê os museus na luta antirracista? Como DEVEM contribuir? Esses espaços estão dispostos a tocarem as feridas abertas da história? Ainda pouco se critica a branquitude nos museus internamente. Temos diversas pessoas estudando e apontando isso há um tempo, mas e as ações práticas capazes de mudar essa realidade?"

Cinema e democracia

O Galpão Bela Maré, do Complexo do Maré, irá realizar uma live na sexta, dia 19, às 16h, no Instagram @galpaobelamare. O assunto é super atual: fazer uma reflexão sobre cinema e democracia a partir de dois minidocumentários que estão disponíveis no YouTube e que foram feitos pela produtora Cinema Independente Filmes. São eles: 8M e Pogrom; Em ambos, a temática da democracia conduz o fio narrativo. Fique atento ao Instagram do Bela e, caso você perca a live na sexta, aproveite o fim de semana para assistir pelo IgTV do perfil. 

 

Edição de 19 de junho de 2020

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 3865-2138

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

Johnson & Johnson ibm conheça