A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA/VPEIC/Fiocruz) e o Museu da Vida (COC/Fiocruz) realizam um evento com filme, roda de conversa, lançamentos e muito mais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente destacando os povos indígenas do Brasil.

9h - 9h15: Mesa de abertura
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz
Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Marcos Menezes, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz

9h15 - 9h45: Exibição de filme
"Guerreiros da Floresta: três lideranças indígenas da Amazônia lutam pela conservação da floresta" (2019)
Roteiro e direção de Andrea Pilar Marranquiel

9h45 - 11h: Roda de conversa "Meio Ambiente e Povos Indígenas no Brasil"
Alcida Rita Ramos, antropóloga, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB)
Cristiane Gomes Julião, indígena do povo Pankararu, geógrafa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Museu Nacional (UFRJ)
Mediação: Cristina Araripe Ferreira, historiadora e socióloga, pesquisadora da Fiocruz

13h30 - 14h: Apresentação do Grupo Geotales (UniRio)
O projeto de extensão Geotales, coordenado pela professora Luiza Ponciano, do Instituto de Biociências, utiliza a linguagem poética para despertar o interesse pela geologia e pela paleontologia.

14h - 14h30: Pré-lançamento da 10ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) e lançamento do site oficial da OBSMA

14h30 - 15h30: Seja um olímpico Fiocruz: caindo na rede

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 6 de junho (quinta-feira)

Circuito Ambiental Fiocruz 2019 - programação do dia 7 de junho (sexta-feira)