Em maio de 2018, o Museu da Vida comemorou 19 anos. A festa teve dia, horário e tema: um Piquenique científico, no dia 26 de maio, evento que reuniu ciência, música, comidinhas e teatro!

Oficinas, peças teatrais, exposição de fotografia e outras atrações animaram o dia. Confira o que rolou:

Curumim quer música

Às 10h30, no Epidauro (60 lugares)
Faixa etária: 6 a 8 anos

Voltada para os curiosos de seis a oito anos, a peça traz o indiozinho Ynhire numa aventura por uma floresta onde os sons sumiram! Nessa brincadeira, alguns conceitos musicais como timbre, ritmo, tom, intensidade e localização espacial entram em cena, bem como a relação da audição com o cérebro.

A vida de Galileu

Às 11h, na Tenda da Ciência Virginia Schall (120 lugares)
Faixa etária: a partir de 13 anos

Um homem que adorava observar o céu, desafiou a Igreja Católica e acabou enfrentando a Santa Inquisição. Baseada no texto “A vida de Galileu”, do dramaturgo Bertolt Brecht, a peça aborda a vida do matemático, astrônomo e físico italiano nascido em 1564. No palco, música e humor são alguns elementos que agitam a peça! A encenação na Tenda da Ciência associa a questão do autoritarismo com o episódio que ficou conhecido como Massacre de Manguinhos, quando dez cientistas da Fiocruz tiveram seus direitos políticos cassados e foram forçadamente aposentados durante a ditadura militar.

É o fim da picada!

Às 13h, no Epidauro (60 lugares)
Faixa etária: a partir de 12 anos

O Grande Circo “É o Fim da Picada!” traz esquetes de humor e improviso onde é fundamental a participação do respeitável público. Com muito humor e sátira, os esquetes teatrais abordam temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

O rapaz da rabeca e a moça Rebeca

Às 14h, na área externa da Tenda
Faixa etária: a partir de 12 anos

Inspirada na história do cordelista cearense José Mapurunga, este divertido espetáculo tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Lançamento da nova fase da revista Ciência Hoje, do Instituto Ciência Hoje

Às 10h30, na Tenda da Ciência

As revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças estão de volta! Em formato digital, elas trazem muitas surpresas. O destaque é a interatividade: o público agora pode participar da construção dos artigos principais. Para saber mais, venha ao evento de pré-lançamento das novas CH e CHC no Piquenique científico do Museu da Vida.

Estratégias para hábitos saudáveis: orientações sobre alimentação, nutrição e hábitos saudáveis

De 10h às 16h, na área externa da Tenda da Ciência

Exposição de embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Cada participante escolhe em média cinco desses alimentos e, logo após, a equipe de nutrição avalia a qualidade das compras. Com base nas escolhas, os visitantes recebem orientações nutricionais!

Mobiliário Sustentável feito com reaproveitamento de pallets

De 10h às 16h, na área externa da Tenda da Ciência

Exposição da compostagem com doação de composto orgânico

De 10h às 16h, na área externa da Tenda da Ciência

Oficina de Plantio com apresentação de técnicas básicas de plantio e drenagem de vasos de plantas

De 10h às 13h, na área externa da Tenda da Ciência

Ao final da atividade, haverá doação de mudas de plantas ornamentais!

Mostra fotográfica do Projeto Marias

De 10h às 16h, no Centro de Recepção
Realização: Coletivo Experimentalismo Brabo
Faixa etária: livre

A mostra tem como objetivo dar visibilidade aos participantes e ações do “Projeto Marias - Como posso ajudar meu filho especial?”, que integra rede de apoio, informação e atividades para familiares de pessoas com deficiência que vivem no Complexo de Manguinhos.

Oficinas de ciência

De 10h às 13h, no Parque da Ciência

Conhecendo a Câmara escura
Uma viagem ao interior do olho humano... descubra o que é e como funciona uma câmara escura!
Faixa etária: a partir de nove anos

Oficina de Geleca
O público poderá descobrir mais sobre os átomos e as moléculas ao preparar a sua própria geleca colorida e divertida. Pequenos de 2 a 4 anos precisam ser acompanhados por responsáveis! =)
Faixa etária: a partir de 2 anos