Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam. A exposição oceanos permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

"Nosso objetivo com a exposição é estimular a curiosidade e o interesse dos visitantes de todas as idades pelos oceanos, fundamentais para a vida na Terra, mas cujos habitantes conhecemos tão pouco, com a expectativa de aumentar a preocupação por sua conservação", comenta uma das curadoras da exposição, Luisa Massarani.

Em julho, as visitas mediadas de terça a sexta à mostra acontecem às 9h, 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30. Aos sábados, a visita é livre das 10h às 16h! Mais informações no número (21) 2590-6747.
Num primeiro momento, o visitante é convidado a mergulhar na “praia” e dar os primeiros passos neste mundo ainda pouco conhecido. Em uma espécie de aquário cenográfico, os visitantes terão algumas pistas da biodiversidade que se esconde ainda próxima à superfície. A partir de dois equipamentos interativos, poderão buscar mais informações sobre diferentes espécies, como o peixe bodião-brasileiro, que, dependendo da quantidade de machos e fêmeas em um cardume, pode ter uma fêmea assumindo o papel de um macho, ou o peixe-leão, que apesar de ser supervalorizado como peixe ornamental em aquários pode se tornar uma grande dor de cabeça como espécie invasora aqui no Brasil.

Em um segundo módulo, o visitante vai se deparar com novas espécies, estas adaptadas a mergulhar a profundidades muito maiores. Estão lá as baleias-bicudas-de-cuvier, que chegam a mergulhar até 3 mil metros de profundidade, mesmo tendo que voltar à superfície para respirar, ou os linguados, um peixe diferentão que vive no fundo do mar e que com isso acabou tendo a sorte (valeu evolução!) de ter os dois olhos virados para cima, o que aumenta seu campo de visão e permite que eles percebam melhor a distância de presas e predadores.

Ainda mais diferentes são nossos amigos marinhos que vivem em profundezas abissais. Para conhecer este tipo de espécies não é fácil, só com o uso de um submarino mesmo. Então está lá, na exposição, um submarino (amarelo, diga-se de passagem), com vídeos de pesquisas que conseguiram capturar imagens lindas de seres vivos incríveis, como o pepino-do-mar ou o polvo-dumbo.

“A ideia foi criar, por meio de elementos cenográficos e da iluminação, um espaço altamente imersivo, onde o visitante é convidado a mergulhar em diferentes ambientes oceânicos. Uma variedade de espécies é apresentada em estruturas que se assemelham a aquários, nas quais é possível ter uma ideia do tamanho de alguns animais. Para espécies muito grandes, foram feitas ilustrações nas paredes. Apresentamos, por exemplo, um tubarão-baleia com 10 metros de comprimento. Imagine que este tubarão pode chegar a ter o dobro deste tamanho!”, destaca Leticia Rumjanek, também curadora da exposição.

Mas nem tudo é só beleza: o visitante também é convidado a enfrentar um grande perigo dos mares. Pensou no tubarão? Não, estamos falando do lixo mesmo; é preciso passar por uma instalação inspirada na dificuldade pela qual alguns animais têm que passar no meio do oceano.

Prepare o seu fôlego e venha mergulhar com a gente!

A exposição oceanos, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. O Museu da Vida está localizado na avenida Brasil, n. 4365, em Manguinhos, dentro do campus da Fiocruz. A entrada é gratuita. Informações: (21) 2590-6747 ou www.museudavida.fiocruz.br.

Publicado em 6/7/2017