Parecem brinquedos de parque, mas são experimentos sobre energia, forças e movimentos. Parece mágica, mas é ilusão de ótica, investigando como o cérebro nos “engana”. São jogos e brincadeiras para todas as idades, mas são também conhecimentos sobre o mundo microscópico, o corpo humano, geografia e muito mais. É o Ciência Móvel do Museu da Vida, um caminhão que transporta ciência, arte e entretenimento. Seu próximo destino? De 7 a 10 de novembro, quarta a sábado, o museu itinerante estará em Monte Santo de Minas (MG), município de pouco mais de 21 mil habitantes, distante cerca de 700 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, onde fica localizado o Museu da Vida.

Cadeira giratória, pilha humana, bancada de microscopia, jogos (como Biodetetive e Viagem pelo Litoral), câmera escura e exposição Rios Brasileiros: estas são algumas das atrações que o Ciência Móvel levará para a Praça Sebastião Antonio da Silva, mais conhecida como Terreirão do Samba. Depois de descarregar os equipamentos, o caminhão do Museu da Vida dá lugar ao Cine-Ciência, onde os visitantes podem assistir a filmes variados sobre cientistas brasileiros. A programação inclui, ainda, sessões do planetário – uma viagem pelas estrelas e universo. Todas as atividades são gratuitas.

Ciência Móvel, presente!
A data em que o Ciência Móvel se despede de Monte Santo de Minas, 10 de novembro, é quando se celebra o Dia Internacional dos Centros e Museus de Ciência, que acontece anualmente, desde 2016, junto com o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, promovido pela Unesco. Em 2018, o tema é "Ciência, um direito humano", em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Dia Internacional dos Centros e Museus de Ciência chama atenção para o papel dessas instituições na conscientização e no engajamento de seus visitantes com questões relacionadas aos desafios mundiais, como mudanças climáticas, escassez de água, energia, gênero e saúde. Para mais informações, clique aqui.

Sobre o Ciência Móvel
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da SanofiEDF Norte FluminenseDow e Halliburton, por meio da Lei Rouanet.

Quer saber como foram as atividades do Ciência Móvel em outras cidades já visitadas em 2018? Confira nos nossos álbuns de fotos!

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Praça Sebastião Antonio da Silva (Terreirão do Samba)
Dias/horários:
7 de novembro (quarta) – das 8h às 11h e das 13h às 16h
8 de novembro (quinta) – das 8h às 11h, das 13h às 16h e das 18h30 às 20h30
9 de novembro (sexta) – das 8h às 11h e das 13h às 16h
10 de novembro (sábado) – das 8h às 12h
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Monte Santo de Minas: (35) 99218-6063 (Alcides Neto)
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 01/11/2018.