Ir para o conteúdo

A 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) trabalhará o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades”. A motivação para a escolha desse tema se baseia na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10: redução das desigualdades. Nessa direção, pelo segundo ano consecutivo, a Fiocruz, a UFRJ e as organizações de base sociocomunitária atuantes nas favelas de Manguinhos e da Maré propõem, conjuntamente, uma programação articulada e mais ampliada, apontando para uma atuação de fortalecimento do campo da ciência cidadã. Dessa forma, além da programação entre os dias 15 e 19 de outubro nos campi da Fiocruz e da UFRJ, também serão promovidas atividades nos dias 24 e 25 de outubro, em escolas de Manguinhos e da Maré.

O objetivo principal da articulação é, ao longo do ano, desenvolver coletivamente atividades que reconheçam conhecimentos e experimentos tecnológicos relacionados com os princípios e conceitos da tecnologia social e construídos pelos grupos e organizações populares e comunitárias. Espera-se que o encontro das expertises presentes nos territórios de favelas com as instituições de ensino e pesquisa provoque reflexões e discussões em torno da ciência e tecnologia para a redução das desigualdades sociais e de suas consequências nos territórios favelizados vizinhos aos campi da Fiocruz e UFRJ.

Serão promovidas mais de 20 atividades como oficinas, exposições, rodas de conversa, mostras de vídeos, apresentações culturais, entre outras. Toda a programação circulará nos diferentes espaços das instituições e dos territórios: Escola de Educação Física e Desportos, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza e Museu Nacional da UFRJ; Museu da Vida da Fiocruz; Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila em Manguinhos; e Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queirós na Maré. As atividades nos campi da UFRJ e Fiocruz (de 15 a 19 de outubro) serão abertas ao público em geral; aquelas que ocorrerão nas escolas (nos dias 24 e 25 de outubro) serão voltadas apenas para seus estudantes.

Clique aqui para conferir a programação nos campi da UFRJ e Fiocruz (de 15 a 19 de outubro)  

Sobre a SNCT 2018
Realizada anualmente sempre no mês de outubro, a SNCT tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos e atividades de divulgação e popularização científica em todo o país. A ideia é construir uma linguagem acessível e meios inovadores, que estimulem a curiosidade e motivem as pessoas a discutirem as implicações sociais da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas de ampliação do conhecimento. Um conhecimento voltado para as necessárias transformações sociais e econômicas, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população empobrecida e residente em territórios vulnerabilizados na persceptiva social, civil e ambiental, como os territórios de favela.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça