Julho promete! O Museu da Vida Fiocruz oferece neste mês uma programação cheia de atividades importantes. A maior delas é o 18º Congresso da RedPOP (Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe), realizado pelo Museu de 10 a 16 de julho. Além de cinco dias de atividades acadêmicas no campus Fiocruz Manguinhos, o congresso realiza um grande evento público em 15 e 16 de julho na Quinta da Boa Vista. Imperdível!
Além de nossas peças e exposições, três atividades educativas voltam à programação: Ver de Perto, Trilha Científica Oswaldo Cruz e Conhecendo o Céu Tupi-Guarani, que foi realizada com grande sucesso durante o Aniversário do Museu da Vida Fiocruz 2023: Aprendendo com os Povos Originários.
Ah, não podemos esquecer: de 11 a 28 de julho, o museu vai funcionar em esquema de visitação livre. Ou seja, se você quiser visitar a gente, é só chegar! Não haverá agendamentos para grupos, que serão retomados somente em agosto.
Nosso horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 16h30. Você pode planejar sua visita e aproveitar todos os nossos espaços, lembrando sempre de fazer aquela selfie bonita e marcar a gente nas redes sociais pelas hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado!
O Museu da Vida Fiocruz é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, e Fiocruz, com gestão cultural da SPCOC. Conta com o patrocínio da Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Atenção!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
O Museu vai estar fechado ao público em 24 de julho devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de Futebol. Saiba mais!
Atividades presenciais
Eventos
18º Congresso Bianual da RedPOP (Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe)
Quando: de 10 a 16 de julho
Onde: diversos espaços do Museu da Vida Fiocruz; Quinta da Boa Vista (dias 15 e 16).
O Museu da Vida Fiocruz e o Rio de Janeiro são a sede para o Congresso da RedPOP 2023. De 10 a 14 de julho, o evento internacional vai oferecer minicursos, apresentações individuais, feira de ideias e mesas simultâneas, espalhadas por diversos espaços do campus Fiocruz Manguinhos. A conferência 'Ciência, conhecimento e meio ambiente em perspectiva', com Ailton Krenak, abre o evento no Museu do Amanhã. Estão programadas ainda visitas técnicas a espaços culturais relevantes da cidade. Já nos dias 15 e 16, o Museu da Vida Fiocruz realiza na Quinta da Boa Vista um evento aberto ao público, com uma intensa programação científica e cultural. Confira a programação completa no site oficial.
Obs: de 10 a 14 de julho, o evento é fechado para congressistas.
Exposições
Vida e saúde: relações (in)visíveis*
Onde: Prédio da Cavalariça
A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
*Fechada para manutenção em 25/07, das 9h às 13h.
Rios em Movimento*
Onde: Salão de Exposições Temporárias
'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.
* A exposição estará fechada para manutenção de 4 a 7 de julho, retomando os atendimentos no dia 11.
Teatro e vídeo
Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: 04, 05 e 06 de julho, às 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 30 minutos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: 7 e 21 de julho, às 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (07/07) e Tenda da Ciência Virgínia Schall (21/07)
Idade: a partir de 8 anos
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!
Conhecendo o Céu Tupi-Guarani
Quando: 18, 20, 25 e 27 de julho, às 10h, 11h, 14h e 15h.
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: A partir de 10 anos
Sinopse: um passeio pelo céu tupi guarani, conhecendo quatro constelações, marcadoras de tempos anuais no hemisfério sul: o Homem Velho (verão), o Veado (outono), a Ema Branca (inverno) e a Anta do Norte (primavera). Vamos observá-las com o simulador do céu Planetário Stellarium e descobrir onde estão e quando observá-las no céu ao longo do ano!
Piracema
Quando: 26 de julho, às 10h30 (sessão extra) e 14h*, e 27 de julho, 10h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos
O Museu da Vida Fiocruz recebe em 26 e 27 de julho a pré-estreia do espetáculo 'Piracema', que conta uma aventura no Rio São Francisco vivida por uma trupe de peixes: um pirá-tamanduá e dois curimatãs. Os três peixinhos estão fazendo a piracema no Velho Chico, nadam contra a correnteza e passam por vários obstáculos. O grande pavor dos peixes é encontrar o maior de todos os monstros, aquele que deixa um rastro de poluição por onde passa. No caminho, descobrem alguns seres fantásticos nas historinhas que as águas guardam, como Boiúna e Ipupiara. Porém, para o espanto de todos, surge uma lenda bastante inusitada: a de uma menina skatista (humana! terrestre!) que sonha em ser cientista na esperança de melhorar o planeta. Será que os peixes conseguirão finalizar sua jornada? Por trás dessa história, isto é, da descrição do fenômeno da piracema, da escolha de algumas espécies de peixes migradores como protagonistas e das lendas envolvidas, está o conteúdo da Ciência Hoje das Crianças. A peça é uma realização do Instituto Ciência Hoje.
* Haverá intérprete de libras somente nesta sessão.
Atividades externas
Ver de Perto
Quando: de 04 a 07 de julho, 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Onde: Área externa do Ciência em Cena
Idade: de 06 a 12 anos
Esta atividade educativa tem como temática principal os insetos que são frequentemente vistos negativamente – ou simplesmente passam despercebidos – no dia a dia das pessoas. Seu objetivo é ampliar a percepção do público para a presença dos insetos em seu cotidiano e para grande diversidade do grupo. Propiciar espaço para reflexões acerca da importância desses seres para o ambiente e para a espécie humana. Busca também apresentar procedimentos e práticas relativos ao estudo dos insetos, incluindo elementos do trabalho de um entomólogo.
Obs.: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do visitante.
Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: de 04 a 07 de julho, 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Idade: A partir de 10 anos
Nessa atividade, os visitantes percorrem uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos. Durante o passeio, são abordados diversos temas, como a história da instituição, espécies da vegetação e curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa - tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.
Obs. 1: Grupos de idosos somente que tenham razoável mobilidade.
Obs. 2: não há atividades em dias de chuva.
Obs. 3: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.
Castelo Mourisco*
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h10, 9h50, 10h30, 11h20, 13h30, 14h10, 14h50 e 15h30.
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã e no início do turno da tarde. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros
Todas as mostras integram o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. Saiba mais aqui.
Exposição Carlos Chagas
Quando: De 3 a 7 julho, das 8h às 16h
Onde: C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China (Rua, Av. Pref. Silvio Picanço, sn - Charitas, Niterói - RJ).
Idade livre
Entrada gratuita
Sinopse: A exposição "Carlos Chagas" foi elaborada em comemoração aos 90 anos da descoberta da doença de Chagas, completados em 1999. Os visitantes poderão aprender sobre a vida e a obra de Carlos Chagas através desta miniexposição biográfica. A mostra traz os trabalhos mais significativos de Carlos Chagas nas áreas de pesquisa biológica, médico-sanitárias, na saúde pública e sua administração. Escolas interessadas em visitar a mostra precisam fazer o agendamento pelo número (21) 2715-4091 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
75ª Reunião Anual da SBPC
Quando: 23 a 29 de julho
Onde: Estande da SBPC Jovem no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Idade livre
Entrada gratuita
O Museu da Vida Fiocruz participa do evento com diversas atividades e modelos táteis dentro do Circo da Ciência, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ci~encia (ABCMC), e da tenda da SBPC Jovem. A oficina demonstrativa "Há vida na gota d'água?" mostra a diversidade de organismos que aparecem em uma gota d'água não tratada. 'Ciclo do Aedes' apresenta todas as fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O Ciência Móvel - do projeto Arte e Ciência sobre Rodas - também exibirá o módulo temático “Por Dentro de Nós”, que aborda de forma lúdica e dinâmica o funcionamento do corpo humano a partir de um conjunto de modelos anatômicos. Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer mais detalhes das estruturas responsáveis por diferentes funções do organismo enquanto manuseia réplicas de órgãos humanos. A programação completa já está disponível no site.
Exposição Aedes: que mosquito é esse?
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade livre
Entrada gratuita
Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. “Aedes: que mosquito é esse?” é uma produção do Museu da Vida Fiocruz.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde'
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Foto: Gabriela Andrade
Publicado em 30 de junho de 2023.