Ir para o conteúdo

Por Teresa Santos

 

 

O Museu da Vida Fiocruz, em parceria com a Aldeia Maracanã, festeja 24 anos de fundação com um evento especial. O ’Aniversário do Museu da Vida Fiocruz 2023: Aprendendo com os povos originários‘ acontece no campus Fiocruz Manguinhos entre os dias 25 e 27 de maio, com entrada gratuita e uma programação comemorativa. O destaque fica para as atividades do dia 27, quando o Museu abre ao público em esquema de visitação livre num sábado pela primeira vez este ano. Confira abaixo a lista de atividades.

Durante três dias, o Museu da Vida Fiocruz e a Aldeia Maracanã convidam o público a mergulhar na cultura indígena. A lista de atividades é extensa, com oficina de grafismo corporal, de tupi-guarani, contação de histórias, feira de artesanato e medicinas da floresta e apresentação de cânticos. Os visitantes também vão poder conferir exposições, peças teatrais, atividades ao ar livre e muito mais. Haverá espaço distribuição de pipoca, picolé e algodão doce. Algumas atividades vão contar com intérpretes de Libras.

Paula Bonatto, coordenadora do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, explica que, dentro da visão que se constrói de popularização da ciência, a promoção do diálogo com os movimentos populares é muito importante. “Cabe a nós, como Museu da Vida Fiocruz, como pessoas que estão na luta pela saúde de qualidade para todos, nos alinharmos com esses povos, principalmente considerando o conceito de equidade, que é dar mais atenção aos que mais precisam”, explica Bonatto, que ressalta também a relevância fundamental das trocas de saberes e experiências com os grupos. “São conhecimentos e sabedoria que temos como patrimônios a serem conservados e aprendidos por nós”.

 

Povos indígenas por eles mesmos

Ninguém melhor para compartilhar conhecimentos sobre cultura indígena do que os próprios indígenas. Sendo assim, o Museu da Vida Fiocruz está trazendo a Aldeia Maracanã (Aldeia Maraká'nà) para estabelecer este diálogo junto aos visitantes.

Durante os três dias de evento, o público poderá partilhar da visão e do conhecimento dos indígenas que ocupam a Aldeia Maracanã, aldeia urbana que reúne povos de várias etnias e se localiza no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro. Há ainda a Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã, que cultiva e promove o compartilhamento de conhecimentos tradicionais.

“Pensar e planejar o evento com o museu tem sido uma troca de emoções, memórias e afetos. A todo instante, sentimos muito respeito à cultura e à espiritualidade dos povos originários. Percebo o esforço para que realmente tenhamos o protagonismo”, explica Mônica Lima Tripuira Kuarahy Manaú Arawak, professora da Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã, doutora em Biologia e servidora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Ela lembrou que o evento possibilitará a abordagem de aspectos da medicina da floresta e da cosmovisão indígena, uma discussão que contribui para a cura do planeta e da sociedade. “Penso que as pessoas do museu estão realmente mergulhando neste resgate ancestral a cada contato conosco”, ressaltou. O desejo é que este sentimento seja transmitido ao público durante os três dias de evento. “Que as pessoas possam vivenciar a espiritualidade dos povos da floresta, pois é na floresta que reside toda ciência e vida”.

A professora destacou ainda que a expectativa é que o encontro traga desdobramentos futuros, divulgando aos visitantes as mais urgentes pautas indígenas e ajudando na formação de parcerias dentro e fora da Fiocruz junto a questões como a demarcação da Aldeia Maracanã e de sua Universidade Pluriétnica Indígena, maior atenção à Casa do Índio (localizada na Ilha do Governador – RJ) e as violações e violências contra os povos originários.

O Museu da Vida Fiocruz fica localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos. A entrada é gratuita e a visitação é livre. O agendamento para grupos já está esgotado para os dias 25 e 26 de maio. Não haverá agendamento também no dia 27 – o Museu estará de portas abertas para receber todos os visitantes.

 

ANIVERSÁRIO DO MUSEU DA VIDA FIOCRUZ: PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA, DIA 25 DE MAIO 

 

Visita pelo Conjunto Histórico da Fiocruz 
Quando: 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Onde: Praça Pasteur, Exposição Vida e Saúde: relações (in) visíveis, Castelo Mourisco 
Idade: Livre 

Sinopse: essa atividade educativa proporciona ao visitante do Museu da Vida uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo histórico da saúde pública brasileira e as pesquisas científicas realizadas em seu âmbito a partir do empreendimento do Instituto que veio a ser tornar a atual Fundação Oswaldo Cruz. O público é recebido para a atividade na Praça Pasteur onde tem início a visita ao Conjunto Histórico da Fiocruz, o qual será explorado na mediação: informações sobre o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos como o Pavilhão da Peste (Relógio), Cavalariça e Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos (mais conhecido como Quinino). Em seguida, é convidado a contemplar o Pavilhão Mourisco (Castelo). Características dos prédios são destacadas junto a uma contextualização histórica do empreendimento, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre os seus aspectos funcionais e simbólicos.  
Obs.: recomendamos o uso de calçados confortáveis. 

 

Encontro com Professores: Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã na perspectiva do Bem-Viver - Medicina da Floresta 
Quando: das 9h às 12h ou das 13h30 às 16h30 
Onde: Sala de Aula 

Sinopse: no mês de maio, nosso Encontro com Professores oferece uma oportunidade especial - uma conversa com educadores indígenas da Aldeia Marakanã. Vamos refletir sobre a existência de povos indígenas em situação urbana e sobre a construção coletiva de uma universidade indígena. A programação inclui também visita às exposições do Museu da Vida Fiocruz, buscando desenvolver esse olhar de interesse pelos movimentos sociais, em especial, os dos povos originários. 
Obs.: para participar do Encontro com Professores, é precisar realizar inscrição prévia pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128.

 

Cânticos e Batida de Marakás 
Quando: sessões às 9h e às 16h  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: pela manhã e à tarde teremos rodas de cânticos com base nas tradições indígenas em uma atividade aberta a todos que quiserem participar. 

 

Ciência Móvel: Modelos Anatômicos  
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Sala de Experimentação – Pirâmide  
Idade: livre  

Sinopse: atividade destaca o funcionamento do corpo humano e suas interações a partir de um conjunto de modelos anatômicos. Com uma abordagem lúdica e dinâmica, o visitante tem a possibilidade de conhecer detalhes das estruturas responsáveis por diferentes funções do organismo enquanto manuseia réplicas de órgãos humanos. 

 

Exposição Energia, Comunicação e Organização da Vida 
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: a partir de 7 anos 

Sinopse: o Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.  
Obs.: não há atividades em dias de chuva.  

 

Exposição Rios em Movimento 
Quando: 9h às 16h30 
Onde: Salão de Exposições Temporárias  

Sinopse: 'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.  

 

Feira de Arte Indígena e Medicinas da Floresta 
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: essa é a sua oportunidade de adquirir artefatos originais de povos indígenas diversos e apoiar as causas e sustentabilidade dessas populações. Venha preparado para as compras! 

 

Espetáculo ‘Nopocket’ (Coletivo Nopok) 
Quando: sessões às 13h30 e 15h  
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção 
Idade: livre  
Duração: 40 minutos 

Sinopse: o espetáculo Nopocket, do Coletivo Nopok, utiliza as charlas clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de gags e cenas cômicas. Este espetáculo de circo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.  
Esta atividade vai contar com intérpretes de Libras.

 

 

SEXTA-FEIRA, DIA 26 DE MAIO 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’ 
Quando: sessões às 9h e 10h30 
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz 
Idade: a partir de 8 anos 
Duração: 45 minutos 

Sinopse: vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los! 
Esta atividade vai contar com intérpretes de Libras.
Obs.: público limitado a 144 espectadores 

 

Visita pelo Conjunto Histórico da Fiocruz 
Quando: 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Onde: Praça Pasteur, Exposição Vida e Saúde: relações (in) visíveis, Castelo Mourisco 
Idade: Livre 

Sinopse: essa atividade educativa proporciona ao visitante do Museu da Vida uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o processo histórico da saúde pública brasileira e as pesquisas científicas realizadas em seu âmbito a partir do empreendimento do Instituto que veio a ser tornar a atual Fundação Oswaldo Cruz. O público é recebido para a atividade na Praça Pasteur onde tem início a visita ao Conjunto Histórico da Fiocruz, o qual será explorado na mediação: informações sobre o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos como o Pavilhão da Peste (Relógio), Cavalariça e Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos (mais conhecido como Quinino). Em seguida, é convidado a contemplar o Pavilhão Mourisco (Castelo). Características dos prédios são destacadas junto a uma contextualização histórica do empreendimento, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre os seus aspectos funcionais e simbólicos.  
Obs.: recomendamos o uso de calçados confortáveis. 

 

Cânticos e Batida de Marakás 
Quando: sessões às 9h e 16h  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: pela manhã e à tarde teremos rodas de cânticos com base nas tradições indígenas em uma atividade aberta a todos que quiserem participar. 

 

Feira de Arte Indígena e Medicinas da Floresta 
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: essa é a sua oportunidade de adquirir artefatos originais de povos indígenas diversos e apoiar as causas e sustentabilidade dessas populações. Venha preparado para as compras! 

 

Exposição Energia, Comunicação e Organização da Vida 
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: a partir de 7 anos 

Sinopse: o Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.  
Obs.: não há atividades em dias de chuva.  

 

Ciência Móvel: Modelos Anatômicos  
Quando: 9h às 16h30  
Onde: Sala de Experimentação – Pirâmide  
Idade: livre  

Sinopse: Atividade destaca o funcionamento do corpo humano e suas interações a partir de um conjunto de modelos anatômicos. Com uma abordagem lúdica e dinâmica, o visitante tem a possibilidade de conhecer detalhes das estruturas responsáveis por diferentes funções do organismo enquanto manuseia réplicas de órgãos humanos. 

 

Exposição Rios em Movimento 
Quando: 9h às 16h30 
Onde: Salão de Exposições Temporárias  

Sinopse: 'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.  

 

Oficina de Grafismo Corporal 
Quando: 10h 
Onde: Parque da Ciência 
Idade: livre 
Duração 60 minutos 

Sinopse: A oficina mostrará a preparação do genipapo e carvão para o grafismo corporal segundo a cultura indígena dos Guajajaras.  
Obs.: Somente 10 pessoas por sessão. 

 

Oficina de Escavação
Quando: sessões às 10h30 e 15h
Onde: área externa do Parque da Ciência e CDHS 
Idade: a partir de 10 anos

Sinopse: o Sítio Arqueológico apresenta os vestígios do Complexo de Incineração de Lixo Urbano em Manguinhos, que funcionou no local de 1917 a 1938. A discussão sobre o que é Arqueologia, sobre a ocupação de Manguinhos no início do século XX e seu complexo de incineração de lixo são apresentadas por meio de painéis, maquetes táteis, um totem interativo e a visualização de objetos achados no local, dispostos em uma vitrine. A discussão sobre a incineração de lixo e dos resíduos sólidos, ontem e hoje, também é abordada e colocada em contexto com a história da cidade do Rio de Janeiro. O público poderá também experimentar na prática como é uma escavação arqueológica, descobrindo objetos em caixas de areia e reconstruindo situações do passado e de culturas diferentes.
Obs.: não haverá atividades em dias de chuva.
Obs. 2: haverá distribuição de 20 senhas.

 

Aula de Língua e Cultura Tupi-Guarani, com José Guajajara 
Quando: 13h30 
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 
Duração: 60 minutos 

Sinopse: No ensino da Língua Tupi-Guarani resgatamos a memória ancestral através do intercâmbio cultural e partilha de conhecimento à medida que o vocabulário é apresentado e relacionado com as vivências e cosmovisões indígenas.  Entendemos que muitas das nossas palavras e práticas são dos povos originários. 

 

Espetáculo ‘Nopocket’ 
Quando: sessões às 13h30 e 15h  
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção  
Idade: livre  
Duração: 40 minutos 

Sinopse: o espetáculo Nopocket, do Coletivo Nopok, utiliza as charlas clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de gags e cenas cômicas. Este espetáculo de circo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido. 
Esta atividade vai contar com intérpretes de Libras.

 

 

SÁBADO, DIA 27 DE MAIO 

Conhecendo o Céu Tupi-Guarani  
Quando: sessões às 10h, 10h40, 11h20, 13h, 13h40, 14h20 e 15h 
Onde: Auditório do Museu da Vida 
Idade: a partir de 10 anos 

Sinopse: um passeio pelo céu tupi-guarani, conhecendo quatro constelações, marcadoras de tempos anuais no hemisfério sul: o Homem Velho (verão), o Veado (outono), a Ema Branca (inverno) e a Anta do Norte (primavera). Vamos observá-las com o simulador do céu Planetário Stellarium e descobrir onde estão e quando observá-las no céu ao longo do ano!   

 

Colorindo o Céu Tupi-Guarani 
Quando: sessões às 10h, 10h40, 11h20, 13h, 13h40, 14h20 e 15h 
Onde: Sala de Aula e pátio externo à sala 
Idade: a partir de 6 anos 

Sinopse: A oficina irá apresentar quatro ilustrações de constelações indígenas de povos tupi-guarani para colorir, observadas em diferentes meses e indicadoras do calendário e estações do ano dos povos originários. 

 

Mostra de Livros sobre Povos Originários com a Biblioteca Ilone Seibel do Museu da Vida Fiocruz
Quando: das 10h às 13h  
Onde: Parque da Ciência 
Idade: livre  

Sinopse: a Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel participará do evento no Parque da Ciência, com o Espaço da leitura e a exposição de livros de sua coleção "Povos indígenas", que abrange diversas nuances dentro da ampla temática indígena e suas etnias. Todos os livros estarão disponíveis para consulta do público. 

 

Cânticos e Batida de Marakás 
Quando: sessões às 10h e 15h30  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: pela manhã e à tarde teremos rodas de cânticos com base nas tradições indígenas em uma atividade aberta a todos que quiserem participar. 

 

Feira de Arte Indígena e Medicinas da Floresta 
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: livre 

Sinopse: essa é a sua oportunidade de adquirir artefatos originais de povos indígenas diversos e apoiar as causas e sustentabilidade dessas populações. Venha preparado para as compras! 

 
Decifrando papiros numéricos egípcios 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Jardim dos Códigos 
Idade: a partir de 10 anos 

Sinopse: Os visitantes serão desafiados a decifrar papiros numéricos egípcios e papiros numéricos astronômicos, com orientação de mediadores. E visitar o Jardim dos Códigos em uma viagem pela invenção da escrita e dos números. 

 

Decifrando papiros numéricos maias  
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Jardim dos Códigos 
Idade: a partir de 10 anos 

Sinopse: Uma aventura para se apaixonar pela história e matemática do Império Maia. Sua missão será decifrar desafios numéricos e descobrir que cálculos os agricultores e os contadores de dias maias registraram em papiro há mais de 2.000 anos atrás. Não se preocupe, você terá apoio do mediador Itzam para ajudar nos desafios. Venha se tornar um escriba matemático maia! 

 

Ciência Móvel: Modelos Anatômicos  
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Sala de Experimentação – Pirâmide  
Idade: livre  

Sinopse: atividade destaca o funcionamento do corpo humano e suas interações a partir de um conjunto de modelos anatômicos. Com uma abordagem lúdica e dinâmica, o visitante tem a possibilidade de conhecer detalhes das estruturas responsáveis por diferentes funções do organismo enquanto manuseia réplicas de órgãos humanos.  

 

Exposição Energia, Comunicação e Organização da Vida e Pirâmide 
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Parque da Ciência  
Idade: a partir de 7 anos 

Sinopse: o Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.  
Obs.: não há atividades em dias de chuva.  

  

Exposição Vida e saúde: relações (in)visíveis 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Prédio da Cavalariça  

Sinopse: a exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social.  

 
Exposição Rios em Movimento 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Salão de Exposições Temporárias  

Sinopse: 'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.  

 

Visita ao Castelo da Fiocruz  
Quando: das 10h às 16h (visitação livre em fluxo contínuo) 
Onde: Castelo Mourisco 

Sinopse: joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. 
Obs.: recomendamos o uso de calçados confortáveis. 

 

Oficina de Escavação
Quando: sessões às 10h30 e 14h30
Onde: área externa do Parque da Ciência e CDHS 
Idade: a partir de 10 anos

Sinopse: o Sítio Arqueológico apresenta os vestígios do Complexo de Incineração de Lixo Urbano em Manguinhos, que funcionou no local de 1917 a 1938. A discussão sobre o que é Arqueologia, sobre a ocupação de Manguinhos no início do século XX e seu complexo de incineração de lixo são apresentadas por meio de painéis, maquetes táteis, um totem interativo e a visualização de objetos achados no local, dispostos em uma vitrine. A discussão sobre a incineração de lixo e dos resíduos sólidos, ontem e hoje, também é abordada e colocada em contexto com a história da cidade do Rio de Janeiro. O público poderá também experimentar na prática como é uma escavação arqueológica, descobrindo objetos em caixas de areia e reconstruindo situações do passado e de culturas diferentes.
Obs.: não haverá atividades em dias de chuva.
Obs. 2: haverá distribuição de 20 senhas.

 

Oficina de Grafismo Corporal 
Quando: sessões às 11h e às 13h30 
Onde: Parque da Ciência 
Idade: livre 

Sinopse: A oficina mostrará a preparação do jenipapo e carvão para o grafismo corporal segundo a cultura indígena dos Guajajaras.  
Obs.: As sessões terão 1 hora de duração e 10 pessoas por sessão. 

 

Contação de Histórias 
Quando: das 14h às 16h  
Onde: Parque da Ciência 
Idade: livre 

Sinopse: "Nossas Histórias Ancestrais é um grande encontro de contação de histórias e também um espaço de trocas coletivas e desconstrução da ideia dos povos originários como antepassados distantes na nossa história, ou como povos "exóticos" e diferentes. Esse encontro valoriza as tradições da oralidade, do canto e artesanato indígenas de diferentes etnias com materiais usados ao longo das histórias, como bonecos reciclados e instrumentos percussivos. Na história "O Curumim que Virou Gigante", uma história guarani, onde são explicadas as formações rochosas do Rio de Janeiro. Tarumã, um piá muito querido em sua aldeia, através da grande criatividade que possui e de um desejo enorme de ter uma irmãzinha, vive uma grande e curiosa aventura. Uma outra história que trabalho em meu acervo é A Sogra do Jacamim. O Jacamim anu é uma ave muito conhecida na Amazônia e esta história explica como ele conseguiu os tons de suas penas. De maneira muito leve e divertida, vários pássaros de nossa fauna brasileira, vão surgindo na história enquanto a sogra do jacamim tenta mudar o curso da Natureza.  
Esta atividade vai contar com intérpretes de Libras.
Obs.: As sessões terão 1 hora de duração, com 40 pessoas por sessão. 

 

 

Serviço: 
Aniversário do Museu da Vida Fiocruz
 
Quando: 25 e 26 de maio, das 9h às 16h30; 27 de maio, das 10h às 16h 
Onde: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ 
Entrada gratuita e livre. Não é necessário agendamento. 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Publicado em 16 de maio de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça