Ir para o conteúdo

Por Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

 

 

O terceiro capítulo da nova série de áudios do podcast Favela e Ciência foi lançado hoje (23/03). O oitavo episódio do podcast traz o debate 'Independência, construção da nação e narrativas dissidentes' que foi promovido pelos projetos Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e Radar Saúde Favela, da Cooperação Social da Fiocruz. 

A partir do arranjo de falas da conversa com estudantes e representações territoriais, a nova faixa aproxima os olhares e saberes indígenas dos olhares e saberes das favelas com o objetivo de reforçar a importância da democratização do direito à educação pública e garantia de permanência dos estudantes nos espaços universitários. Também foram abordadas questões sobre a oferta insuficiente de vagas, falta de recursos para bolsas, ações afirmativas, políticas públicas e fatores restritivos do âmbito social e econômico vivenciados pelos estudantes. 

A roda de conversa aconteceu no dia 25 de outubro de 2022, na Escola Municipal Bahia, em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Fiocruz nos territórios de Maré e Manguinhos. 

 

 

Contribuem no podcast Marize Guarani, liderança indígena, doutoranda em Educação para as Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora de História das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Duque de Caxias; Carlos Tukano, nascido e criado na região do Alto Rio Negro, no Amazonas, e Presidente do Conselho Estadual de Direitos Indígenas do Rio de Janeiro (CEDIND); Diádney Pataxó, mulher indígena do povo Pataxó, professora de história na rede municipal do Rio de Janeiro e Lana Potiguara, moradora do Catumbi, artista e estudante de pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Também contribuíram os integrantes do Projeto Tecendo Diálogos da Cooperação Social da Fiocruz: Nlaisa Luciano, moradora da Maré, educadora popular e integrante da Coordenação do Pré-Vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); Lourrane Cardoso, professora de história, educadora popular, Coordenadora do Pré-Vestibular JP Aulas e pesquisadora de campo e Luiz Lourenço, professor de geografia e geógrafo, atuante no Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm).

Acesse o novo episódio 'Independência, construção da nação e narrativas dissidentes: uma conversa com estudantes indígenas e estudantes favelados' e acompanhe os próximos lançamentos do Favela e Ciência nas plataformas!


No episódio anterior

O episódio anterior da nova série do podcast Favela e Ciência apresentou relatos de experiência de moradores e educadores populares sobre o acesso da favela à educação e ao ensino superior, a permanência na universidade e a importância das ações afirmativas para efetivação do direito à educação pública de qualidade, abordando questões de interface entre educação e desigualdades sociais. 

A cada mês, um novo episódio será lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. O Podcast Favela e Ciência é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do museu em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries. Acesse todos os episódios aqui.

 

Publicado em 23 de março de 2023. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça