Por Nathalia Mendonça e Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Foi lançado hoje (17/01) o segundo capítulo da nova série de áudios do Podcast Favela e Ciência. Esta edição apresenta relatos de experiência de moradores e educadores populares sobre o acesso da favela à educação e ao ensino superior, a permanência na universidade e a importância das ações afirmativas para efetivação do direito à educação pública de qualidade. O episódio aborda questões de interface entre educação e desigualdades sociais, que deram origem à Jornada Científica Favelades Universitáries. O evento teve sua segunda edição no ano passado e é uma iniciativa do Fórum Favela Universidade, projeto construído em colaboração entre a Coordenação de Cooperação Social, Museu da Vida Fiocruz, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ) e organizações populares dos territórios da Maré e de Manguinhos, no Rio de Janeiro. Confira o novo episódio:

A partir das falas de palestrantes e organizadores do evento, o episódio reforça a potência da produção científica quando aliada a uma perspectiva comprometida com a transformação social e com a garantia de acesso popular aos espaços acadêmicos. Contribuem no podcast Lourrane Cardoso, professora de história, educadora popular, coordenadora do Pré-vestibular Popular JP Aulas e pesquisadora de campo do Projeto Tecendo Diálogos Fiocruz; Nlaisa Luciano, moradora da Maré (Rio de Janeiro), educadora popular e integrante da Coordenação do Pré-Vestibular do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) e pesquisadora de memória a partir do Museu da Maré; e Taisa Falcão, doutora em História Social, professora de História da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro, militante do Vila Isabel Vestibulares (VIVE) e pesquisadora do projeto Tecendo Diálogos Fiocruz.

Outra temática abordada pelo episódio é o racismo como forma sistemática de discriminação e sua relação com os territórios de favela, onde o fenômeno assume feições dramáticas com reflexos no campo da vida, da saúde e do acesso à educação. Djeff Amadeus, advogado, coordenador do Instituto de Defesa da População Negra e membro do Movimento Negro Unificado, e Gabriel Siqueira, diretor da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (Faferj), vice-presidente do Conselho Municipal das Favelas, historiador e doutor em políticas públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), são os autores dos relatos sobre as consequências do racismo e a necessidade de garantir o acesso coletivo aos espaços profissionais, universidades, escolas e outras instituições.

A gravação das atividades culturais, simpósios, debates, mesas redondas, minicursos e oficinas da I e da II Jornada Científica, bem como dos encontros preparatórios pode ser acessada na íntegra no YouTube do Fórum Favela Universidade. A Jornada Científica Favelades Universitáries é uma realização do Fórum Favela Universidade em parceria com Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), Museu da Maré, Rede CCAP/Casa Viva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Um episódio novo por mês

O episódio anterior da nova série do podcast Favela e Ciência trouxe informações sobre a exposição "Manguinhos: Território em Transe", que completou 10 anos de existência e itinerância em territórios periféricos ano passado. A mostra traz narrativas de moradoras e moradores sobre a ocupação do bairro de Manguinhos, situado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, pela perspectiva dos movimentos sociais, trazendo uma reflexão sobre memória, arte e território.

A cada mês, um novo episódio será lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. O Podcast Favela e Ciência é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do Museu da Vida Fiocruz em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR%-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries, que teve sua segunda edição também neste ano. Acesse todos os episódios aqui.

A cada mês, um novo episódio será lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. O Podcast Favela e Ciência é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do museu em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries, que teve sua segunda edição também neste ano. Acesse todos os episódios aqui.

Publicado em 17 de janeiro de 2023.