Quem curte se fantasiar pôde conhecer os espaços “Fantasia e Estandarte das mulheres incríveis". O público pôde vestir a fantasia - ou partes dela! - e montar a sua própria cientista, tirando fotos estilosas para concorrer a prêmios. Nos estandartes, os visitantes puderam escrever em pedaços de papel sobre mulheres inspiradoras, como integrantes da família, professoras, amigas, namoradas ou outras pessoas queridas.
Saindo dali, valeu a pena dar uma olhada no estande “Imagem misteriosa”. Com tintas coloridas e pipetas, a proposta era criar o seu próprio desenho cheio de ciência e arte, tentando aperfeiçoar as habilidades de micropipetagem.
Outra atração irada foi o “Bate-papo mistureba”, no qual algumas participantes dialogaram com o público sobre o que fazem, como começaram a se interessar pela área em que atuam e quais são suas paixões. Para deixar tudo mais animado, o grupo de carnaval “Discípulos de Oswaldo" fez todo mundo cair no samba ao final do evento!
O Museu da Vida está localizado na av. Brasil, n. 4365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, dentro do campus da Fiocruz. O evento está sendo realizado junto com a Universidade Humboldt, da Alemanha, (Humboldt Universitaet zü Berlin), no âmbito do programa Berlin Science Communication Award. Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue para (21) 2590-6747.
Programação completa
Estandarte das mulheres incríveis (por Rodney Wilbert)
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção
Faça a sua contribuição para o nosso evento: escreva ou desenhe, em papéis disponíveis no espaço, quais mulheres te inspiram! Pessoas da família, amigas, namoradas, professoras, mestres… quem é a sua mulher incrível e por quê?
Espaço da fantasia (por Rodney Wilbert)
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção
O Museu contribuirá com algumas fantasias especialmente elaboradas para o dia. Cada pedaço das fantasias será inspirado por áreas da ciência: arqueologia, matemática, botânica, etnografia, astronomia, entre outras! O público poderá vestir tudo - ou partes dela! - e montar a sua própria cientista, tirando fotos estilosas. As seis fotos mais criativas em postagem pública no Facebook com as hashtags #carnavalnomv e #ParaMulheresnaCiência ganharão prêmios!
Bora pensar nesse brilho?
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção
Purpurina e glitter são microplásticos que podem fazer um mal danado ao meio ambiente e ao ecossistema marinho, sabia? Teremos uma mesa de atividade para conversar sobre essas partículas minúsculas!
Imagem misteriosa
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção
Com tintas coloridas e pipetas, a proposta é criar o seu próprio desenho cheio de ciência e arte, tentando aperfeiçoar as habilidades de micropipetagem. Desenhar e pintar é bom demais, então venha expressar o seu lado artístico nessa brincadeira!
Mesa de bate-papo: No ritmo da mulher na ciência - algumas ideias sobre o tema
Limite de vagas: 35 | Local: sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 10h30 até 11h30
As palestrantes vão conversar com o público sobre experiências pessoais e trazer dados sobre a participação de mulheres na ciência em diferentes contextos. A mesa contará com intérprete de Libras. Venha ouvir, se conectar com o tema e fazer muitas perguntas!
Mediação: Alanna Martins, bióloga especialista em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz) e escritora do site Cientistas Feministas
Participantes:
- Nísia Trindade Lima, socióloga e presidente da Fiocruz
- Magali Romero Sá, bióloga e historiadora, vice-diretora de Pesquisa e Educação
- Nina Mikolaschek, do Escritório de Estratégia Internacional da Humboldt Universität zu Berlin (Universidade Humboldt, de Berlim)
- Renata Fontanetto, jornalista do Museu da Vida e bolsista do prêmio Berlin Science Communication Award, onde escreveu histórias sobre mulher e ciência
- Ana Cláudia Rodrigues da Silva, pesquisadora da UFF na área de bioquímica e biotecnologia
- Vitória Régia, jornalista da Gênero e Número, uma das editoras da revista Capitolina e militante dos movimentos feminista, negro e LGBT.
Apresentação de Cavaquinho, teclado e MCs
Músicos: Carlos Victorino (Cavaco) e Ronaldo Souza (Teclado)
MCs confirmados: 2D MC, Thai flow e Xandy MC
Local: Pista de dança do Centro de Recepção
Horário: De 12h às 12h45
Contadores de histórias
Local: Epidauro, na área do Ciência em Cena
Horário: De 13h às 13h30
Limite de vagas: 50
Os contadores de histórias no Museu da Vida vão narrar contos, músicas e poemas que dialogam com o tema "A ciência por mulheres / A ciência de ser mulher". Teremos a performance da artista e bióloga Natalia Sant’anna, estudante de pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na Saúde pela Fiocruz. Natália trabalha no Barracão Centelha, um grupo de artistas brincantes que cantam, dançam e constroem dramaturgias nas pernas de pau, e é participante de vários blocos de carnaval do Rio de Janeiro.
Mistureba boa!
Local: Foyer do Museu da Vida
Horário: De 13h45 às 14h30
Limite de vagas: 35
Bate-papo rápido, mediado pelas jovens Janina Felix e Jéssica Martins, que foram embaixadoras do Museu no programa World Biotech Tour, com mulheres que vão dialogar com o público sobre o que fazem e quais são suas inspirações e paixões!
- Josephine Rua, física, divulgadora científica e representante do Blog Cientistas Feministas;
- Leinimar Pires, filósofa e doutora em Letras, aspirante a cervejeira feminista e uma das integrantes do coletivo Cerveja da Mulher Guerreira - Artesanal e Feminista
- Maria Clara Martins, historiadora pela UFF, educadora do Museu do Amanhã engajada pelas questões de gênero e integrante do coletivo Cultura Negra na Escola;
- Talita Gamboa, estudante de pedagogia na UFRJ, educadora popular da Rede Emancipa Rio de Janeiro e do Instituto Moreira Salles;
Workshop de instrumentos de carnaval com Carlos Noronha, mestre de bateria do Discípulos de Oswaldo
Local: anfiteatro do Centro de Recepção
Horário: 14h45 às 15h30
Limite de vagas: 20
Carlos é especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Durante a aula, ele vai falar sobre a relação entre samba, ciência e carnaval, além de ensinar a tocar alguns instrumentos da folia!
Encerramento com a bateria do bloco 'Discípulos de Oswaldo'
Horário: 15h30 às 16h
Local: Pista de dança do Centro de Recepção