Ir para o conteúdo


No dia 3 de fevereiro, das 10h às 16h, o público pôde conferir várias atividades no Grito de Carnaval - Mulheres na ciência! Além de todas as atividades da programação mensal do Museu da Vida - como a visita ao Castelo Mourisco, ao Borboletário e às exposições em cartaz, como "Oceanos" - outras atrações foram oferecidas! 

Veja o que rolou: 

Estandarte das mulheres incríveis (por Rodney Wilbert)
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção

Faça a sua contribuição para o nosso evento: escreva ou desenhe, em papéis disponíveis no espaço, quais mulheres te inspiram! Pessoas da família, amigas, namoradas, professoras, mestres… quem é a sua mulher incrível e por quê?

Espaço da fantasia (por Rodney Wilbert)
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção

O Museu contribuirá com algumas fantasias especialmente elaboradas para o dia. Cada pedaço das fantasias será inspirado por áreas da ciência: arqueologia, matemática, botânica, etnografia, astronomia, entre outras! O público poderá vestir tudo - ou partes dela! - e montar a sua própria cientista, tirando fotos estilosas. As seis fotos mais criativas em postagem pública no Facebook com as hashtags #carnavalnomv e #ParaMulheresnaCiência ganharão prêmios!

Bora pensar nesse brilho?
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção

Purpurina e glitter são microplásticos que podem fazer um mal danado ao meio ambiente e ao ecossistema marinho, sabia? Teremos uma mesa de atividade para conversar sobre essas partículas minúsculas! 

Imagem misteriosa
Das 10h às 16h, no Centro de Recepção

Com tintas coloridas e pipetas, a proposta é criar o seu próprio desenho cheio de ciência e arte, tentando aperfeiçoar as habilidades de micropipetagem. Desenhar e pintar é bom demais, então venha expressar o seu lado artístico nessa brincadeira!

Mesa de bate-papo: No ritmo da mulher na ciência - algumas ideias sobre o tema
Limite de vagas: 35 | Local: sala de vídeo do Centro de Recepção
Horário: 10h30 até 11h30

As palestrantes vão conversar com o público sobre experiências pessoais e trazer dados sobre a participação de mulheres na ciência em diferentes contextos. A mesa contará com intérprete de Libras. Venha ouvir, se conectar com o tema e fazer muitas perguntas!

Mediação: Alanna Martins, bióloga especialista em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz) e escritora do site Cientistas Feministas
Participantes:

- Nísia Trindade Lima, socióloga e presidente da Fiocruz
- Magali Romero Sá, bióloga e historiadora, vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz
- Nina Mikolaschek, do Escritório de Estratégia Internacional da Humboldt Universität zu Berlin (Universidade Humboldt, de Berlim)
- Renata Fontanetto, jornalista do Museu da Vida e bolsista do prêmio Berlin Science Communication Award, onde escreveu histórias sobre mulher e ciência
- Ana Cláudia Rodrigues da Silva, pesquisadora da UFF na área de bioquímica e biotecnologia
- Vitória Régia, jornalista da Gênero e Número, uma das editoras da revista Capitolina e militante dos movimentos feminista, negro e LGBT.

Apresentação de Cavaquinho, teclado e MCs
Músicos: Carlos Victorino (Cavaco) e Ronaldo Souza (Teclado)
MCs confirmados: 2D MC, Thai flow e Xandy MC
Local: Pista de dança do Centro de Recepção
Horário: De 12h às 12h45

Contadores de histórias
Local: Epidauro, na área do Ciência em Cena
Horário: De 13h às 13h30
Limite de vagas: 50

Os contadores de histórias no Museu da Vida vão narrar contos, músicas e poemas que dialogam com o tema "A ciência por mulheres / A ciência de ser mulher". Teremos a performance da artista e bióloga Natalia Sant’anna, estudante de pós-graduação em Ciência, Arte e Cultura na Saúde pela Fiocruz. Natália trabalha no Barracão Centelha, um grupo de artistas brincantes que cantam, dançam e constroem dramaturgias nas pernas de pau, e é participante de vários blocos de carnaval do Rio de Janeiro.

Mistureba boa!
Local: Foyer do Museu da Vida
Horário: De 13h45 às 14h30
Limite de vagas: 35

Bate-papo rápido, mediado pelas jovens Janina Felix e Jéssica Martins, que foram embaixadoras do Museu no programa World Biotech Tour, com mulheres que vão dialogar com o público sobre o que fazem e quais são suas inspirações e paixões!

- Josephine Rua, física, divulgadora científica e representante do Blog Cientistas Feministas;
- Leinimar Pires, filósofa e doutora em Letras, aspirante a cervejeira feminista e uma das integrantes do coletivo Cerveja da Mulher Guerreira - Artesanal e Feminista
- Maria Clara Martins, historiadora pela UFF, educadora do Museu do Amanhã engajada pelas questões de gênero e integrante do coletivo Cultura Negra na Escola;
- Talita Gamboa, estudante de pedagogia na UFRJ, educadora popular da Rede Emancipa Rio de Janeiro e do Instituto Moreira Salles;

Workshop de instrumentos de carnaval com Carlos Noronha, mestre de bateria do Discípulos de Oswaldo
Local: anfiteatro do Centro de Recepção
Horário: 14h45 às 15h30
Limite de vagas: 20

Carlos é especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Durante a aula, ele vai falar sobre a relação entre samba, ciência e carnaval, além de ensinar a tocar alguns instrumentos da folia!

Encerramento com a bateria do bloco 'Discípulos de Oswaldo'
Horário: 15h30 às 16h
Local: Pista de dança do Centro de Recepção

Atualizado em 05/02/2018
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça