Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Em 2009, os visitantes do Castelo Mourisco puderam contar com a visita guiada de Dona Chiquinha.




Após a última Semana Nacional de C&T, em outubro de 2009, os visitantes do Castelo Mourisco puderam contar com uma nova atração! Além de apreciar uma arquitetura exuberante e conhecer um pouco mais sobre o Rio de Janeiro de 100 anos atrás, eles tiveram a companhia de Dona Francisca, ou melhor, Dona Chiquinha, “transportada” diretamente do início do século XX. 

Ela contou porque  a população da cidade se rebelou contra as reformas urbanas e sanitárias do século passado, empreendidas pelo prefeito Pereira Passos e pelo cientista Oswaldo Cruz. A própria Chiquinha não gostou nada dessas novidades... Hoje, tomar vacina é um hábito comum. Mas numa época cheia de restrições morais, mostrar o braço ou a coxa a uma pessoa desconhecida, mesmo para vacinação, era algo constrangedor. Não foi à toa que as novas medidas provocaram a Revolta da Vacina.

Dona Ciquinha também falou sobre as condições de higiene do Rio de Janeiro: não existia coleta de esgoto, rede de água, os cortiços eram super povoados e a cidade sofria com a proliferação de doenças como tuberculose, sarampo, tifo, varíola, peste bubônica e febre amarela. Para solucionar essa situação, funcionários do governo invadiam as casas, colocavam venenos e vedavam as construções, na tentativa de exterminar os mosquitos. A população ficou indignada, como contou Dona Chiquinha.

 


Serviço:
 
Público-alvo: Público geral
Para agendamento e mais informações: 21-2590-6747 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (envie sempre um telefone para contato).

Conheça o espaço Passado e Presente.
 






Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom