Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
No aniversário de 2014, o público pôde participar de atividades circenses, música e oficinas.



O mês de maio é sempre especial no Museu da Vida: é o nosso mês de aniversário. Em 2014, completamos 15 anos! Para comemorar, oferecemos uma série de atividades. Confira a programação especial do dia 24 de maio:

Objeto em Foco e visita à Sala de Exposição Entomológica Costa Lima no Castelo Mourisco
Na visita ao Castelo Mourisco o público pôde, além de contemplar sua beleza, conhecer peças museológicas de importante valor cultural, científico e histórico e algumas curiosidades sobre elas. Os participantes puderam ainda ver uma exposição entomológica que tem como acervo grande diversidade de insetos, que encantam por sua beleza estética e diversidade de tamanhos.
Local: Castelo Mourisco
Dias 13 a 26, com exceção de domingos e segundas, horários: 9h às 16h30 (dias de semana com agendamento prévio) e aos sábados, sem agendamento, de 10h às 16h

Mostra de Anatomia Patológica
A exposição foi composta por peças anatômicas que integram o acervo original de algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pelo Instituto Oswaldo Cruz e pela Fiocruz.
Local: Epidauro
Dia: 24, horário: 10h às 16h

Mostra de acervo museológico da Fiocruz
Pequena mostra do acervo museológico da Fiocruz que abrange ciência e tecnologia no campo da saúde. Parte deste acervo, como equipamentos de laboratório, aparatos destinados à fabricação de medicamentos e vacinas e instrumentos médicos e científicos, poderão ser vistos.
Local: Centro de Recepção do Museu da Vida
Dia: 24, horário: 10h às 16h

Sala de jogos
O público pôde se divertir com vários jogos elaborados do Museu da Vida, como “Unidos para produzir um lugar saudável”, em que os jogadores deveriam enfrentar os desafios propostos e transformar a realidade da sociedade e do ambiente. O jogo apresenta o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de atividades lúdicas e interativas.
Local: Centro de Recepção do Museu da Vida
Dia: 24, horário: 10h às 16h

A vez das palavras
Uma viagem lúdica de histórias, músicas e jogos que buscam resgatar memórias do universo infantil; ouvir e compartilhar histórias sobre brincadeiras inesquecíveis e aventuras da infância.
Local: Foyer (Sede do Museu da Vida)
Dia: 24, horário: 10h às 12h

Jogo das Vacinas
Jogo do tipo ludo, onde as crianças são as peças fundamentais. Nele todos os participantes devem ser “vacinados” para se proteger contra doenças, antes que o tempo se esgote. O jogo, que busca passar informações sobre vacinas de forma descomplicada e divertida, é voltado para crianças acima dos 8 anos.
Local: Parque da Ciência
Dia: 24/05, horário: 10h às 16h

Horto Fiocruz
Atividade de distribuição de mudas que teve como objetivo a conscientização da preservação do meio ambiente.
Local: Parque da Ciência
Dia: 24, horário: A partir das 10h

Atividades Circenses com Coletivo Nopok
O Coletivo Nopok é um grupo de circo que se utiliza da dança, da música e do improviso na construção de uma linguagem própria. Trabalham na direção de revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas e de resgatar sua relação afetiva com o circo.
Local: espaços do Museu da Vida
Dia: 24, horário: de 10h às 16h

Células ao microscópio
Hoje sabemos que todos os seres vivos têm seus corpos formados por células. Mas será que sempre foi assim? Nessa atividade os participantes foram convidados a montar lâminas para observação de células animais e vegetais e, enquanto isso, aprenderam mais da história da chamada teoria celular.
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Pirâmide do Parque
Dia: 24, horários: 10h e 15h
Com distribuição de senhas: 18

Oficina de bolhas
O público pôde aprender mais sobre a bolha de sabão e descobrir o que ela tem de tão fascinante como seu formato esférico, sua natureza extremamente frágil, suas belas cores e a química da sua composição.
Faixa etária: livre
Local: área externa do Parque da Ciência
Dia: 24, horários: das 10h às 15h

Há vida na gota d’água?
Os participantes puderam observar a vida que existe na água não tratada no microscópio óptico, e aprenderam mais sobre o que são os microrganismos e sua importância.
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Pirâmide do Parque
Dia: 24, horários: 10h30 e 14h
Com distribuição de senhas: 16

Conferência Sinistra
Nessa apresentação, as doenças se encontraram para bater um papo. Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viraram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversaram sobre os males que causam à saúde.
Local: Auditório do Museu da Vida
Dia: 24, horário: 11h

Oficina "Vírus: Uma beleza mortal"
Uma viagem pelo mundo nanoscópico: o universo visto na escala dos vírus e moléculas por meio de esculturas e modelos. Na oficina foram observadas imagens e modelos de estruturas virais, e o público conheceu um pouco da história de sua descoberta. Os participantes também construíram, em grupos, um modelo em canudos do vírus da Dengue. A partir de 10 anos.
Local: Epidauro (Ateliê Ciência e Arte)
Dia: 24, horários: 11h, 13h e 14h30

Oficina de Brinquedos com sucatas
Em festa de aniversário, a brincadeira não pode faltar! Nessa oficina, as crianças criaram brinquedos com sucatas, refletindo sobre lixo, ambiente e saúde.
Local: Parque da Ciência
Dia: 24, horários: 11h30 e 13h
Faixa etária: a partir de 05 anos
Com distribuição de senhas: 16

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí - Petrópolis
Projeto sócio-cultural orientado a estudantes da rede pública de ensino, que oferece curso intensivo de música e formação de orquestra. Estimula a formação artística da plateia, levando a música instrumental e seus compositores ao público.
Local: Tenda da Ciência
Dia: 24, horário: 12h

Contadores de Histórias com Histórias Dengosas
Os Contadores de Histórias do Museu da Vida apresentaram divertidos poemas e histórias sobre a Dengue. Após as histórias, o público participou do Bate Papo "Falando sobre Dengue", com o Biólogo Miguel Oliveira, curador da Exposição Dengue.
Local: Tenda da Ciência
Dia: 24, horário: 14h30
Faixa etária: livre

Geleca
Nessa atividade o público pôde criar sua própria geleca colorida e divertida, brincando com a química e sintetizando o seu polímero (plástico).
Local: Parque da Ciência
Dia: 24, horário: 15h
Faixa etária: de 04 a 09 anos
Com distribuição de senhas: 30


Não é necessário agendar sua visita para participar do evento. Basta se dirigir ao Centro de Recepção do Museu da Vida. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (21) 2590-6747.

Lanches poderão ser compradas na Cantina da Quadra e piqueniques são bem-vindos no Museu da Vida.


Publicado em 12/05/2014
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom