Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Luisa Massarani, jornalista e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (COC/Fiocruz) e coordenadora da América Latina e Caribe do portal de notícias SciDev.Net, foi reeleita para dirigir, pelo período 2016-2017, a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPop).

A votação ocorreu em 29 de maio, na assembleia que encerrou o XIV congresso da Rede, em Medellín, Colômbia. Também fazem parte da diretoria Alejandra Leon-Castella (nodo Norte), Claudia Aguirre (nodo Andes) e Constanza Pedersoli (nodo Sur), com Ernesto Fernandez (representante da Unesco).

Dentre as ações realizadas pela direção de Massarani à frente da RedPOP entre 2014 e 2015, estiveram o lançamento do Guia de Museus e Centros de Ciência da América Latina e Caribe, em colaboração com o Museu da Vida, a Unesco e diversos parceiros; a realização de quatro eventos – no Brasil, México, Costa Rica e Argentina – para discussão de temas relacionados à divulgação científica; a renovação da imagem da Rede, com nova logo, revitalização da página no Facebook e novo site – este último em fase de finalização –; e o incremento em 100% no número de membros da Rede.

Para o próximo biênio, a diretoria prevê novas ações. “Já foi iniciada, por exemplo, a produção de um levantamento com iniciativas de popularização da ciência na América Latina, com o objetivo de divulgá-las, proporcionar uma avaliação crítica do impacto dessas ações e gerar um documento que ajude a sensibilizar tomadores de decisão sobre a importância das mesmas", destaca Luisa Massarani.

Entre outros projetos, também será feito um mapa das iniciativas de popularização da ciência na região dedicadas a grupos com algum tipo de incapacidade física ou cognitiva.

O próximo Congresso da RedPOP será realizado em 2017, na Universidad de La Punta, na Província de San Luís, Argentina.

Saiba mais sobre a RedPOP em: http://www.redpop.org/



Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça