Buscar, identificar e capturar o mosquito Aedes aegypti numa espécie de caça ao inseto. Acompanhar o voo do mosquito dentro de um apartamento por meio de óculos Virtual Reality (VR). Esses jogos e outras atividades compõem a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”, produzida pelo Museu da Vida com patrocínio da Sanofi, que está em cartaz até 27 de agosto na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo, no Rio! A entrada é gratuita!

Dividida em seis módulos - como “Dengue”; “Zika”; “Chikungunya”; “Os vírus - por dentro dos vírus" e "Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão" -, a mostra passeia pelo universo do inseto e usa tecnologia de última geração e material multimídia. A iniciativa é apoiada pela Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, que coordena diversas ações integradas para o controle do Aedes na instituição.
A mostra traz informações e atividades interativas sobre o Aedes aegypti e três vírus que o mosquito transmite: os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Uma escultura de mosquito fêmea com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes – recepciona o visitante para estimulá-lo a explorar diferentes partes do Aedes. Sensores de proximidade distribuídos pelo modelo 3D, ao serem acionados pelo público, projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito.

Passeando pela mostra, o público encontrará diversas atividades interativas, entre elas o “Quintal Interativo”, em que é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do mosquito, desde o ovo até a fase adulta. Além disso, a ideia é encontrar potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta.

Já o jogo “Detetive da Dengue” apresenta cenários com possíveis criadouros: o participante deve identificá-los e tocá-los para eliminar a ameaça. Quem encontrar e bloquear mais focos ganha a partida e acumula pontos para a próxima fase, com nova missão. Ainda na exposição, o público poderá assistir aos documentários "O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo" e "Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos", dirigidos por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Ao longo da temporada, serão oferecidas atividades complementares, como oficinas de máscaras, gravuras em isopor, animações em GIF, talk show, sessões de cineclube para grupos escolares e oficinas para professores. Para mais informações sobre essas atividades, ligue para a Casa da Ciência no telefone (21) 3938-5444. Confira as datas e o endereço!

Entrada gratuita | Classificação etária: livre
14 de junho a 27 de agosto de 2017
Terça a sexta – das 9 às 20h / sábados, domingos e feriados – das 10 às 20h
Local: Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, RJ

Oficinas e atividade surpresa - senhas no local 30 minutos antes
Oficinas para professores e talk show - inscrições pelo site da Casa da Ciência
Agendamento de escolas e grupos - (21) 3938-5444 / www.casadaciencia.ufrj.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 10/6/2017