Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O Ciência Móvel percorreu 70 cidades em mais de 100 viagens, beneficiando 617 mil pessoas em oito anos de atividades.


A população de Timóteo teve a oportunidade de conhecer e participar das atividades do museu itinerante da Fiocruz. Entre os dias 24 e 26 de julho de 2014, o projeto ‘Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos’ mostrou atrações interativas e divertidas como o girotech, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a casa maquete e a miniusina hidrelétrica, além de números circenses e o jogo das vacinas.

O caminhão da ciência participou da 23ª edição do Projeto Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós (palavra que significa ‘casa’, em grego), promovido pela Fundação Aperam Acesita em espaço com área equivalente a quase 10 campos de futebol, todo dedicado ao aprendizado, diversão e contato com a natureza.

Sobre o Ciência Móvel
O Ciência Móvel já percorreu 70 cidades em mais de 100 viagens, beneficiando 617 mil pessoas em oito anos percorrendo municípios de estados da região sudeste.

A proposta do projeto, que é coordenado pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), é promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Os temas centrais da iniciativa são a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

O projeto itinerante foi aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

Entre os módulos levados pelo caminhão, estão o girotech - um simulador de movimentos como os que são executados durante o treinamento dos astronautas - e o jogo das vacinas. Este último é do tipo ludo, no qual as crianças são as peças fundamentais.

O jogo - composto por uma lona de 20 m², cartas, dado gigante, marcador de tempo - comporta quatro grupos de jogadores, que participam de uma batalha coletiva cujo objetivo é vacinar e proteger a todos contra doenças antes que o tempo se esgote. Além disso, existem outros objetivos complementares: conhecer algumas características do mundo microbiológico e entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias.

Já as atividades circenses ficam a cargo do Coletivo Nopok, que se propõe a evidenciar a ciência presente em atividades circenses ao explorar conceitos como equilíbrio, gravidade e propagação de som em apresentações de malabares, monociclo e chicote.

Com pouco mais de 86 mil habitantes e área de 145,159 km², Timóteo fica na região do Vale do Rio Doce, a 216 quilômetros da capital, Belo Horizonte. O caminhão da ciência também vai levar atividades com os tubos musicais, os modelos de olho humano e as exposições “Dengue” e “Energia”. A visitação às atividades do caminhão poderá ser feita das 9h às 16h30, com entrada gratuita, a partir das 9h da manhã.

Serviço:
Projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”
Data: de 24 a 26/07 (quinta-feira a sábado)
Horário de visitação: das 9h às 16h30 (intervalo para almoço das 12h às 13h)
Local: Centro cultural da Fundação Aperam Acesita
End.: Alameda 31 de Outubro, 500, Centro – Timóteo


Publicado em 21/07/2014
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom