Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
A exposição abordou o funcionamento do coração, e apresenta formas de prevenção de doenças. 


Com sons ampliados, um coração gigante bate em diferentes frequências
Quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento? Calcular o número - que pode ser bem grande dependendo da idade - é uma das atividades da exposição "Vias do coração".

Com visitação gratuita, a mostra conta com atividades que dialogam com diferentes faixas etárias por meio de jogos eletrônicos, atrações que estimulam a prevenção de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, além de informações mais gerais, como a anatomia e funcionamento do órgão. Nas estações periféricas, por exemplo, o visitante pode conhecer o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores.

Crianças e adultos podem conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia a dia. Há, também, um coração gigante que mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências - os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Por lá é possível assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

Partindo para a estação central, um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular é explorado: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Com algumas retrospectivas e curiosidades históricas, o objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado. E se você quer saber sobre os diferentes tipos de diabetes, há um espaço que aborda prevenção, controle e consequências dessa doença para um paciente diagnosticado. A alimentação e prática de exercícios físicos estão entre as medidas preventivas!

A exposição ficou em cartaz até 16 de julho, na sala 307 do Castelo Mourisco, de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. O endereço é Fiocruz, campus Manguinhos, avenida Brasil, nº 4.365. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747, ou envie uma mensagem para o Facebook do MV (/museudavida).

Atualizado em 23 de junho de 2016
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça