Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Mostra destaca como os trópicos inspiraram Charles Darwin e Alfred Wallace na criação da teoria da evolução.


Foto: Pedro Paulo Soares
“O que se pode imaginar de mais delicioso do que observar a natureza em sua forma mais grandiosa nas regiões dos trópicos?”. A frase, escrita por Charles Darwin no Diário do Beagle em sua passagem pelo Rio de Janeiro, mostra o fascínio exercido pela biodiversidade tropical sobre o naturalista.

Inspirados pela riqueza da flora e da fauna dos trópicos e, em especial, pela biodiversidade brasileira, os britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace, após anos de observação e com base em estudos anteriores, formularam a teoria da evolução por seleção natural. Os dois naturalistas são os protagonistas da exposição “Evolução e natureza tropical”, organizada em 2010 pelo Museu da Vida/Fiocruz.

Na exposição, os visitantes puderam seguir os caminhos percorridos por esses dois naturalistas até a formulação, independente e concomitante, da teoria da evolução. Ambos os cientistas – por diferentes meios – estiveram no Brasil no século 19. Darwin, no ano de 1832, passou quatro meses no Rio de Janeiro, tendo morado em Botafogo e visitado a região norte fluminense, bem como a ilha de Fernando de Noronha (PE) e Salvador (BA). Wallace permaneceu de 1848 a 1852 na Amazônia, onde mapeou o rio Negro.

Foto: Pedro Paulo Soares
Criada no contexto do ano internacional da biodiversidade, celebrado em 2010, e com patrocínio da Roche Brasil, a mostra contou com uma miniatura do HMS Beagle, embarcação que trouxe Darwin aos trópicos, e a réplica de uma tartaruga das Ilhas Galápagos.

Importantes obras como The Origin of the species by means of natural selection, de Darwin; Travels on the Amazon, de Alfred Wallace; e Voyage au Bresil, do zoólogo suíço Louis Agassiz, amigo do imperador Dom Pedro II, e que também esteve no país, fizeram parte da mostra. Outro importante personagem é o alemão Fritz Müller, cientista que morou em Blumenau (SC) a partir de meados do século 19 e apoiou Darwin e sua obra. Confira mais informações sobre a exposição.

Confira a galeria de fotos da exposição.

Evolução e natureza tropical
Exposição gratuita

Local: Museu Ciência e Vida
Horários: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Endereço: Rua Ailton Costa s/n - Jardim 25 de agosto - Caxias
Mais informações pelo telefone (21) 2671-7797

Atualizado em 23/01/2015


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça