Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
A gente também visita universidades brasileiras e outros museus! Visitamos laboratórios de neurocientistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É muito irado observar neurônios num microscópio!
Fala, galera! Somos a equipe BioSin, formada por jovens de ensino médio, graduandos e profissionais do MV que estão mega empolgados com a ideia de bater um papo sobre biologia sintética com a sociedade. Ao longo de 2016, estamos envolvidos em atividades de divulgação científica, desde a elaboração de pequenos vídeos para o Youtube do Museu da Vida até a organização de um evento sobre questões éticas na ciência que promete ser muito louco!

Nossa ideia é levantar questões sobre a área da biologia sintética, que está crescendo no Brasil, com uma pegada artística, cultural, científica, ética... são muitas as possibilidades! Neste projeto, o Museu da Vida está atuando como parceiro da Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência (Ecsite, na sigla em inglês). Nós fomos a única instituição da América Latina selecionada para participar, junto com outros museus estrangeiros, dessa iniciativa cuja sigla é um pouco complicada, e o nome é bem grandinho: Synenergene. Traduzindo este monte de letrinhas para o português, fica assim: Inovação e Pesquisa Responsável em Biologia Sintética.

Queremos trazer a sociedade para junto do debate, buscando engajar a população no tema e mobilizando jovens, sociedade civil, tomadores de decisão, pesquisadores... ou seja, gente como a gente! ;) Ah! Vale lembrar que ainda não sabemos ao certo o que é biologia sintética: a gente embarcou nessa para descobrir juntos! Já percebemos que, na ciência, ao mesmo tempo em que essa área é super promissora e cheia de potencial, ela também está levantando várias questões éticas e legais. Isso é normal, saca? Esse é o momento para refletir sobre como a biologia sintética está evoluindo e como ela pode adotar práticas conscientes.

Olha a gente no topo do Castelo Mourisco!A ciência tem bastante disso. Afinal, os cientistas não sabem de tudo e eles precisam refletir sobre a prática deles. A Fundação Oswaldo Cruz, como instituição pública vinculada à área da saúde e de pesquisa, também adota práticas que estão relacionadas à biologia sintética. Essa é uma área que a vice-presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz está de olho e investindo esforços para que ela se fortaleça cada vez mais por aqui.

Nossos vídeos serão sempre divulgados no Face (/museudavida) e Twitter (@museudavida). Para assisti-los, acesse o canal do MV no YouTube. 

Esperamos que você curta tanto quanto a gente está curtindo! Fique de olho nessa página para saber das novidades!
Um abraço da equipe BioSin =) #DivulgaAêMV
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom