
Vem novidade por aí! De 02 de dezembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, o Museu da Vida Fiocruz estará em Temporada de Férias. Serão várias atividades especiais, entre elas, três peças teatrais, oficinas educativas, jogos e exposição. Atrações queridas como o Castelo Mourisco, Trenzinho da Ciência, Parque da Ciência e Pirâmide completam a programação. Visitantes também podem garantir sua entrada com ingresso virtual gratuito.
Durante o período, o Museu funcionará em horários especiais: de terça a sábado, das 10h às 16h. Todos os visitantes (incluindo grupos com mais de dez pessoas) poderão visitar o museu mediante download de ingresso no Sympla. A entrada permanece gratuita.
Na programação, estão sessões dos espetáculos 'É o Fim da Picada!', 'Paracelso, o Fenomenal' e 'Quem é todo Mundo?'.
Outros destaques são as atividades educativas! Com temáticas variadas, elas permitirão conhecer um mundo invisível com auxílio de microscopia, observar uma variedade de insetos em caixas entomológicas e desvendar os mistérios do olho humano e da formação de imagens em uma câmara escura. Também será uma oportunidade para explorar formas geométricas do Castelo Mourisco, brincando com cores e carimbos.
A inclusão e a diversidade são outros pontos fortes. Em dezembro, as últimas sessões da peça 'Quem é todo mundo?' seguem sendo oferecidas em português e na Língua Brasileiras de Sinais (Libras) e contam com recursos de tecnologia assistiva (audiodescrição). Há ainda a atividade 'Jogo de Libras', que também conta com intérprete de Libras.
A Temporada de Férias faz parte do projeto Plano Bianual do Museu da Vida Fiocruz 2024-2025, aprovado pela Lei Rouanet, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz, apoio institucional da Fiotec e patrocínio da Merck, Abbott e White Martins. A realização é do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Confira abaixo as atividades de cada semana!
Importante!
A Temporada de Férias do Museu da Vida Fiocruz acontece de 2 de dezembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026. Durante este período, todos os visitantes (incluindo grupos com mais de dez pessoas) poderão visitar o museu mediante download de ingresso na plataforma virtual Sympla. Baixe aqui.
Durante a Temporada de Férias, o Museu funcionará de terça a sábado, das 10h às 16h.
O Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público nos dias 16, 24 e 25, 26, 27 e 31 de dezembro.
Informamos que o elevador do Castelo Mourisco está fechado para obras de restauração. Desta forma, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeira de rodas só poderão visitar a área externa do prédio. Lamentamos profundamente o inconveniente.
Atenção! O Borboletário está temporariamente fechado. Ainda não há previsão para reabertura.
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
As apresentações da peça ‘Quem É Todo Mundo?’ ocorrem às sextas-feiras e contam com audiodescrição.
Museu indica
Exposição 'Rios em Movimento Itinerante'
Quando: 05/12/2025 a 27/02/2026
Onde: Biblioteca de Manguinhos
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
A mostra, versão reduzida da exposição que ocupou o Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida Fiocruz entre 2020 e 2023, é um convite à reflexão sobre a preservação dos animais que vivem na água e do meio ambiente, unindo arte, ciência e sensibilidade. Com obras do artista plástico Rodrigo Andriàn, a exposição apresenta painéis que abordam temas como o uso sustentável da água e relação do humano com as outras espécies. Possui recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição).
Atividades Extramuros
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)
Quando: Até 31 de maio de 2026. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.
O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*Visitação somente com agendamento pelo e-mail
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento*
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
*A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Publicado em 25 de novembro de 2025. Atualizado em 01/12/2025.


