Ir para o conteúdo

Estão abertas as inscrições para o projeto Coexistir, Coabitar, um curso gratuito voltado para jovens e familiares de pessoas que passaram por privações de liberdade e vivem na cidade do Rio de Janeiro. Com duração de seis meses, o curso oferecerá bolsas mensais, alimentação, oficinas práticas, visitas culturais, acompanhamento artístico e uma exposição coletiva ao final do processo. As inscrições vão até dia 10 de junho de 2025 e os encontros acontecerão entre os meses de julho e dezembro de 2025, aos sábados.

Com aulas semanais e atividades práticas, Coexistir, Coabitar propõe uma experiência formativa que articula arte, saúde, cidadania e pertencimento. A proposta pedagógica considera as experiências dos territórios periféricos e promove a produção de narrativas visuais que dialogam com identidade, memória, equidade de gênero, justiça social, sustentabilidade e racismo estrutural. As aulas acontecerão no Museu da Vida Fiocruz e em outros espaços de arte e cultura da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Anna Luisa Oliveira, a iniciativa nasce do acúmulo de lutas de movimentos sociais e do reconhecimento da potência criativa da juventude que, apesar das desigualdades, segue buscando caminhos de emancipação. “Esse projeto é a soma de muitos esforços coletivos principalmente de movimentos sociais. Ele oferece um espaço real de formação, escuta e valorização de trajetórias. Nosso objetivo é que os participantes possam construir e compartilhar suas histórias através da arte”, afirma.

O que o projeto oferece:
● Bolsa mensal durante os seis meses de curso
● Transporte
● Alimentação nos encontros presenciais
● Oficinas com artistas e educadores convidados
● Mentorias e visitas a espaços culturais
● Acompanhamento curatorial para a exposição final
● Certificado de participação emitido pela Fiocruz

Dúvidas? Você pode entrar em contato conosco através do email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e telefone (21) 96990-3140 Bárbara - Produção Executiva
Mais informações para a imprensa: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Processo seletivo 2025 
02 a 10 de junho de 2025: Período de Inscrições - ou até atingirmos 200 inscrições
15 de junho de 2025: Divulgação das pessoas selecionadas para entrevistas
16 e 17 de junho de 2025: Entrevistas
23 de junho de 2025: Resultado final da seleção
24 de junho a 04 de julho de 2025: Assinatura dos termos de compromisso
05 de julho de 2025: Início da Formação

Confira aqui o edital!

Pré-requisitos:
- Ter entre 18 e 29 anos de idade;
- Ser egresso ou familiar de egresso do sistema prisional ou socioeducativo;
- Se interessar por artes visuais;
- Ter disponibilidade para os encontros presenciais durante os sábados de julho a dezembro de 2025.

 

Publicado em 02 de junho de 2025.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça nossos parceiros