Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Exposição itinerante 'Nas Pegadas de Darwin'/ Crédito: Renata Bohrer

Experiências interativas, muita informação e diversão marcam a última viagem do Ciência Móvel em 2024.  Mais de duas mil pessoas puderam aproveitar a programação gratuita apresentada no SESC Grussaí, em São João da Barra- RJ, entre os dias 13 e 16 de novembro. 

Logo na entrada do salão do SESC, o público era recepcionado com uma réplica de uma tartaruga gigante da Ilha de Galápagos. A peça integra a exposição “Nas pegadas de Darwin”, que traz também outros dois modelos em tamanho natural de uma ave atobá e de uma iguana marinha, além de painéis informativos.   

O evento contou ainda com mais quatro exposições! Teve a mostra “Energia”, que fala sobre os caminhos da energia elétrica, da geração à distribuição. Também teve a “Rios Brasileiros” que, além de exibir as telas do artista plástico Rodrigo Andriàn, contou com uma bancada temática sobre insetos aquáticos. Já as exposições“Parto e Nascimento no Brasil” e “A mulher e o câncer de mama no Brasil”  foram apresentadas juntamente com modelos anatômicos de fetos em diferentes estágios. E não parou por aí! 

Com vasta programação voltada para todos os públicos, o roteiro do museu itinerante incluiu ainda outros modelos anatômicos do corpo humano como Orelha, Torso Humano, órgãos reprodutores masculino e feminino, uma bancada de microscopia sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, mostra de caixas entomológicas com várias espécies de insetos, além de um conjunto de aparatos que demonstram na prática conceitos básicos de Física.  

A professora de ciências Katiana Aparecida Rangel frisou a importância das atividades interativas do Ciência Móvel no processo de aprendizagem dos alunos. “Achei tudo muito interessante. Tem um material bem rico aqui. Os alunos costumam ter bastante dificuldade de entender a parte prática da Física e aqui está tudo bem explícito. Gostei bastante dos equipamentos. Achei bem legal porque você pode ver, mexer e ainda tem a interação com os instrutores”, disse. 

Ocupando uma área de destaque do salão, o Girotec  - um simulador de gravidade inspirado em equipamentos antigos de treinamento de astronauta e que leva o participante a girar livremente em todas as direções -, arrancou gritos, risos e aguçou a curiosidade dos todos.  O público também pôde conferir os aparatos  ‘Alavanca’, ‘Sistema de Roldanas’, ‘Pilha Humana’, ‘Câmaras Escuras’, entre outros. 

Mãe de gêmeos, a técnica em Segurança do Trabalho Ana Cristina Araújo contou como soube do evento: “Somos de Campos dos Goytacazes e, assim que soube pelas redes que o Ciência Móvel estaria aqui no Sesc de Grussaí, já combinei com os meninos da gente vir para cá.”  Ao lado dos filhos, Ana confidenciou o que mais gostou na visita. “Aqui a gente viu como a ciência funciona. Gostei demais das experiências.” ´Para o Pedro Luís Araújo, de 10 anos, a atividade preferida foi o aparato chamado Cadeira Giratória ."A gente gira mais rápido na cadeira quando fechamos os braços e pernas!”. Já o Paulo Luís Araújo ficou encantado com a atividade de observação com lentes: “Gostei de ver os insetos na lupa e os microrganismos no microscópio.”  

E por falar em observação... Fora dali, em um espaço reservado para multimídias, o público também pôde viajar pelas estrelas e planetas do Sistema Solar nas sessões de astronomia. Ainda no local, teve a atividade ‘Cine Debate’, que exibiu produções audiovisuais do Festival de Filmes de Ciência / Science Film Festival – Brasil (SFF)  em parceria com o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.   

Este evento foi uma realização do Ciência Móvel, em parceria com o Sesc Grussaí, e fez parte da programação do Museu da Vida Fiocruz para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. 

Equipe do evento reunida no Girotec./ Crédito: Renata Bohrer

 

 

 

Fotos Renata Bohrer

Publicado em 27 de novembro de 2004.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça