Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Foto: Estudantes participam de sessão de vídeos no caminhão do Ciência Móvel/ Crédito: Mariana Elysio

Entre os dias 13 e 16 de setembro,  o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz esteve em Cachoeiras de Macacu (RJ) com várias atrações educativas. Feito em parceria com a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento contemplou mais de cinco mil pessoas.

O encontro científico se deu na Praça Manoel Diz Martinez e integrou a primeira Festa Literária de Cachoeiras de Macacu, a FLIC.  Durante os quatro dias de programação, estudantes e público em geral puderam conferir de perto vários examplares de insetos e outros animais exibidos em caixas entomológicas, observar em detalhes um mosquito Aedes aegypti com o auxílio de microscópios e ainda fazer atividades experimentais com os aparatos Espelhos Sonoros, Sistema de Roldanas, Cadeira Giratória, Giroscópio Humano (Gyrotec) e muito mais. 

No interior do caminhão do museu itinerante, os visitantes puderam assistir vídeos educativos de curta duração de diferentes temas científicos e ainda participar de um bate-papo ao final das sessões.  

O Ciência Móvel é produto do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz. 

 

 

 

Fotos: Mariana Elysio
 


Publicado em 21 de setembro de 2023. 

 
 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça