Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Novo quiz da coleção ‘Culturas Estelares’ terá como tema a constelação indígena Ema Branca. O acesso é gratuito e direto do navegador. 

Neste jogo de perguntas, o usuário verá a importância da constelação da Ema Branca para os Tupi-Guarani. A cada etapa explorada, é possível ampliar o entendimento sobre como esse povo indígena interpreta o céu e de que forma essa leitura dos astros se aplica no dia-a-dia.  

Neste jogo de perguntas, o usuário verá a importância da constelação da Ema Branca para os Tupi-Guarani. A cada etapa explorada, é possível ampliar o entendimento sobre como esse povo indígena interpreta o céu e de que forma essa leitura dos astros se aplica no dia-a-dia.  

Para isso, o Quiz Ema Branca reúne informações diversas da cultura estelar dos Tupi-Guarani, desde a associação feita entre os animais terrestres e as constelações ao reconhecimento de fenômenos astronômicos. Imagens reais de objetos celestes e de animais da fauna brasileira também podem ser vistos ao longo dos desafios. 

Destaque para as ilustrações do artista Caio Baldi, que são inspiradas em espécies da fauna brasileira e são releituras artísticas de representações mitológicas de constelações indígenas conhecidas. Todos os recursos interativos foram desenvolvidos na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves. 

'Culturas Estelares' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz. 

Abaixo, confira o Quiz Ema Branca: 

Clique na imagem e acesse o jogo direto do seu navegador.

 

Veja também outros quizzes e interativos da coleção Os Mensageiros das Estrelas. 

 

Publicado em 6 de setembro de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça