Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Crédito: Filipe Dutra/ Fundação Cecierj

A partir desta quarta (23/08), o público poderá conferir a exposição 'Pelos Caminhos do SUS' no Museu Ciência e Vida, localizado em Duque de Caxias (RJ). A visitação é gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e com agendamento para escolas através do contato (21) 2334-1574.

A exposição foi aberta ao público durante o evento comemorativo pelos 13 anos do Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj e contou com a participação da diretora do Museu da Vida Fiocruz Ana Carolina Gonzalez. 

Composta por 16 painéis, a mostra itinerante tem como objetivo promover um amplo debate sobre os processos de desenvolvimento do SUS. Para isso, faz uso das linguagens urbanas, com elementos da construção civil e da arte de rua, em alusão a um sistema que segue em constante transformação. 

Diversos elementos de interação dão um toque divertido e estimulante ao percurso expositivo. É o caso do módulo Sustentando o SUS, que leva o visitante a participar de uma dinâmica sobre a construção dos "pilares" do Sistema. Já na atividade 'Árvore da Saúde’, o visitante é convidado a refletir diferentes conceitos relacionados à saúde pública.  

A exposição tem a curadoria de Carmen Evelyn Mourão, Heliton Barros, Hilda Gomes e Maria Paula Bonatto, e conta com a colaboração das produtoras Milena Monteiro e Fabíola Mayrink, do Serviço de Itinerância. 

Uma iniciativa da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a mostra ‘Pelos Caminhos do SUS’ é uma realização do Museu da Vida Fiocruz em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). 

 

Serviço:

Exposição itinerante 'Pelos caminhos do SUS'
Quando: A partir do dia 23 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574.
Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Entrada gratuita

 

Publicado em 23 de agosto de 2023. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça