O que fevereiro tem? Calma! Ainda não é Carnaval! Mas, no Museu da Vida Fiocruz, tem Temporada de Férias até dia 15/02. A partir do dia 18/02, voltamos ao horário normal de funcionamento, de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. Mas, durante todo o mês, você encontra por aqui muita diversão, ciência e arte!
Na programação, temos jogos lúdicos como ‘Vamos escovar os dentes’ e ‘Time da Saúde’, atividades do projeto 'Arte e Saúde'. Tem ainda bate-papo divertido no prédio da Cavalariça sobre microrganismos que vivem dentro da gente e fatores sociais que impactam a nossa saúde. E formações em acessibilidade, com foco em tecnologia assistiva e acessibilidade Web.
Fevereiro também é tempo de verão, estação do ano marcada por picos de doenças transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses. E, aqui no Museu da Vida Fiocruz, você pode conhecer mais sobre o assunto de forma lúdica e divertida na peça de teatro 'É o fim da Picada'.
Teremos ainda um evento muito legal para começarmos a aquecer para o Carnaval! O ‘Quero + Folia no Museu’ está de volta e já tem data! Será dia 22/02, com a atração 'Cortejinho por um dia' e muito mais! Imperdível!
Além disso, fevereiro tem exposições, Borboletário, Trenzinho da Ciência, Castelo Mourisco, Parque da Ciência e Pirâmide. Veja abaixo a programação completa e venha nos visitar!
A programação mensal é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio institucional da Fundação de Apoio à Fiocruz - Fiotec. Conta ainda com patrocínio das empresas Merck, Abbott e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Importante!
A visita espontânea será realizada até 15/02 (sábado). A partir do dia 18/02, as visitas de grupos acima de 10 pessoas voltam a ser agendadas.
Entre 01 e 15/02, seguimos em horário especial da Temporada de Férias, de terça a sábado, das 10h às 16h.
A partir de 18/02 voltamos ao horário normal de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h.
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Destaques
Arte e Saúde
Quando: 01/02 (sábado), às 10h e às 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
O projeto Arte e Saúde possui diferentes jogos que trabalham questões relacionadas à saúde de forma lúdica e divertida. No jogo colaborativo ‘Vamos escovar os dentes’, há uma trilha a ser percorrida e a criança torna-se uma das peças da atividade. O jogo contém informações sobre hábitos e cuidados necessários para promoção da saúde bucal. Outro jogo do projeto é o ‘Time da Saúde’. Nesse caso, a proposta é informar sobre a atuação de diferentes profissionais da saúde em atividades cotidianas. A partir de diversas situações-problemas, esse jogo cooperativo motiva as crianças a refletirem sobre quais profissionais do time da saúde podem atender a determinada situação específica.
Pequenos Seres: grandes descobertas
Quando: 04/02 (terça-feira), às 11h e às 14h
Onde: Cavalariça - Exposição ‘Vida e Saúde Relações (In)Visíveis’
Idade recomendada: livre
Quem mora no seu corpo? A maior parte das células do nosso corpo são de microrganismos que vivem dentro de nós e sobre a nossa pele. Eles são as nossas microbiotas. Esses seres são inofensivos ou benéficos a nossa saúde? Quem são esses microrganismos? Venha descobrir na nossa atividade.
Sábado de Teatro: É o fim da Picada
Quando: 08/02, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A peça teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A peça ocorre no espaço teatral Tenda da Ciência Virgínia Schall, com capacidade de 120 lugares.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
A Saúde e seus determinantes sociais
Quando: 08/02 (sábado), às 11h e às 14h
Onde: Cavalariça - Exposição Vida e Saúde Relações (In)Visíveis
Idade recomendada: livre
O que é saúde para você? O local em que você mora, a forma como você vive afeta a sua saúde? Nessa oficina iremos descobrir o que são as determinações sociais da saúde e como elas impactam nosso bem viver, levando em conta aspectos culturais, sociorraciais, econômicos, alimentares, de moradia, escolaridade, entre outros.
Desvendando os Códigos
Quando: 11/02 (terça-feira), às 10h e às 15h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
Conheça os diferentes códigos alfabéticos e numéricos do nosso Jardim dos Códigos. Você sabia que lá tem códigos até da Mesopotâmia?
Há Vida na Gota d’água?
Quando: 15/02 (sábado), às 10h e às 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre
Por meio de um microscópio interligado à TV, é possível observar amostras de água coletadas de bromélias. Os visitantes são convidados a refletir sobre a qualidade da água para o consumo humano e outras utilizações desse bem natural tão importante para nosso planeta.
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 22/02 (sábado), às 11h30 e às 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Quero + Folia no Museu
Quando: 22/02 (sábado)
Informações em breve!
Venha se divertir com o pré-Carnaval no Museu da Vida Fiocruz. Na programação, teremos muitas atrações, entre elas, 'Cortejinho por um dia'. Além do cortejo, haverá oficina de iniciação percussiva para os pequenos e muito mais! Venha fantasiado e preparado para muita diversão! Programação completa em breve.
Trenzinho da Ciência
Quando: terça a sábado, das 10h20 às 15h10 (saídas às 10h20, 10h40, 11h25, 13h20, 13h50, 14h25 e 15h10). Senhas limitadas
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade recomendada: livre
Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação.
* As atividades podem ser suspensas em caso de chuva.
Borboletário
Quando: terça, quinta, sexta e sábado, das 10h às 15h40 (com intervalo entre 12h e 13h), até o dia 15/02*. A partir do dia 18/02, terça, quinta e sexta, das 9h às 16h30 (com intervalo entre 12h e 13h), e sábado, das 10h às 16h (com intervalo entre 12h e 13h)
Idade recomendada: livre
O espaço do Borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste) e julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
*Excepcionalmente, nos dias 07/02 (sexta) e 14/02 (sexta) o Borboletário estará aberto das 13h às 15h40.
Teatro
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 11h e às 13h30 até o dia 15/02. A partir do dia 18/02, voltamos com sessões às 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A peça teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Exposições
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: terça, quinta e sábado, das 10h às 16h. A partir do dia 18/02, terça e quinta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h. A partir do dia 18/02, de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: livre
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
Demais atividades
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h, até 15/02. A partir de 18/02 de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h, e sábado, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50,14h30 e 15h10
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
* Até o dia 15/02 a visitação é livre, somente a partir de 18/02 haverá distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h, até o dia 15/02. A partir do dia 18/02, de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
Oficinas de Acessibilidade
Oficina de Tecnologia Assistiva
Quando: 11/02 (terça-feira), das 9h às 12h
Onde: Salão de Conferências do CDHS
Idade recomendada: a partir de 18 anos
Com o educador Felipe Monteiro
A oficina abordará o conceito de tecnologias assistivas, a sua relevância para pessoa com deficiência, onde são encontradas e como utilizá-las. Haverá distribuição de certificado. Não é necessário formação prévia para participar. O formulário de inscrição estará disponível em breve.
Importante: a atividade será ministrada em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Oficina de Acessibilidade Web
Quando: 18 e 19/02 (terça e quarta-feira), das 14h às 16h30
Onde: Salão de Conferências do CDHS e on-line
Idade recomendada: a partir de 18 anos
Com os educadores Carolina Sacramento e Felipe Monteiro
Essa oficina será ministrada ao longo de dois dias no formato híbrido apresentando o que constitui o universo digital, quais são os formatos, os conteúdos, arquivos acessíveis e dicas de elaboração desses materiais acessíveis. Não é necessário formação prévia para participar. Haverá a emissão de certificado para quem participar nos dois dias de atividade. O formulário de inscrição estará disponível em breve.
Importante: a atividade será ministrada em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Atividades extramuros
Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?” (Manaus - AM)
Quando: Até 26 de novembro de 2025. De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Onde: Bosque da Ciência - Av. Bem-Te-VI, s/n - Petrópolis, Manaus (AM)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.
O Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita 'Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?' no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. Saiba mais aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sore a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
* Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento*
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
* A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Publicado em 31 de janeiro de 2025.