Por Teresa Santos
No dia 3 de fevereiro (segunda-feira), acontece o evento comemorativo 'Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências', realizado no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, das 9h às 17h. O encontro é uma celebração da iniciativa que, por quase duas décadas, tem levado o Museu a vários cantinhos do país, promovendo democratização do conhecimento e interação entre sociedade, ciência e cultura. A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado de participação. Inscreva-se aqui e participe dessa comemoração!
O evento ‘Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências' será recheado de atividades. A programação inclui o lançamento do ‘Livro de Memórias do Ciência Móvel’. A obra virtual reúne relatos, imagens e histórias que narram o impacto do projeto desde sua criação em 2006 até completar a maioridade em 2024. A publicação, que foi organizada por Fernanda França e Laís Viana e conta com projeto gráfico e ilustração de Caio Baldi, é uma das ações comemorativas pelos 25 anos do Museu da Vida Fiocruz.
A ideia de fazer o livro surgiu quando o Ciência Móvel completou 15 anos. “Na época, fizemos várias atividades comemorativas, incluindo uma chamada para quem já havia participado do Ciência Móvel, seja como coordenador ou como mediador, para falar um pouco dessa experiência. A gente coletou coisas muito interessantes”, explica Fabíola Mayrink, coordenadora do Serviço de Itinerância.
Além do lançamento da obra, o evento será também uma oportunidade para ouvir as muitas vozes que ajudaram -ou ainda ajudam - a construir essa ação. Na parte da manhã, haverá apresentação de trabalhos acadêmicos que tiveram o Ciência Móvel como inspiração.
Já a parte da tarde será destinada ao relato de experiências acerca do trabalho no museu itinerante. A proposta é que os participantes compartilhem presencialmente algumas histórias que já constam no livro de memórias e também conhecer outras ainda inéditas. O momento será de diálogo, bem como de estímulo para a construção de novos capítulos transformadores dessa história de sucesso.
“A expectativa é que seja um evento cheio de afetividade e de recordações, algumas bastante engraçadas. Também temos curiosidade de saber como estão aqueles que já passaram pela iniciativa, descobrir o que estão fazendo e qual foi o diferencial que a passagem pelo Museu da Vida Fiocruz, pelo Ciência Móvel trouxe para a vida deles pessoal e profissional”, destaca Mayrink.
Até o final de 2024, o Ciência Móvel visitou 133 municípios da Região Sudeste do país, particularmente, localidades com poucos equipamentos culturais. Além disso, proporcionou a mais de um milhão de visitantes acesso a conteúdo científico e cultural, estimulando o desenvolvimento de iniciativas próprias como feiras de ciências. Os números são só alguns dos bons motivos que o Museu da Vida Fiocruz tem para celebrar!
Confira abaixo a programação completa!
Ciência Móvel 18 Anos: "Entre Estudos, Vivências e Experiências"
8:30h às 9:20h – Café da Manhã
9:30h às 10h – Mesa de abertura:
Marta Fabiola do Valle Guimarães Mayrink - Coordenadora do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz
Ana Carolina de Souza Gonzalez - Chefe do Museu da Vida Fiocruz
Marcos José de Araújo Pinheiro - Diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
10:00h às 12:00h – Mesa apresentação de trabalhos sobre o CM:
José Ribamar Ferreira – Idealizador do Ciência Móvel
Título do trabalho: Ciência Móvel: consolidação e maioridade
MiniBio: Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com tese sobre políticas públicas para popularização da ciência. Foi um dos coordenadores da implantação e dirigiu o Museu da Vida; coordenou a implantação e dirigiu o programa Ciência Móvel. Foi um dos fundadores e dirigiu a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência – ABCMC. Coordenou a SNCT no Rio de Janeiro, de 2008-2011.
Sônia Maria Figueira Mano - Núcleo Estudos de Público e Avaliação em Museus (NEPAM)
Título do trabalho: Ciência Móvel - lembranças que marcam
MiniBio: Mestre em Educação, doutora em Ciências. Jurássica do Museu da Vida Fiocruz. Desde 2009 trabalha no Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus.
Beatriz Schwenck - Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel
Título do trabalho: Para compreender o presente: uma revisita ao Ciência Móvel
Minibio: Bibliotecária, Contadora de histórias, mãe da Gabriela e do Vitor, e educadora. Formada pela UFF em Biblioteconomia (2000), com mestrado em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2011). Trabalha na Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel / Museu da Vida Fiocruz desde 2006, lugar em que também se sente em constante formação para a vida.
Ana Carolina de Souza Gonzalez - Museu da Vida Fiocruz
Título do Trabalho: Museus que aprendem? A itinerância e a coprodução de conhecimentos na fronteira entre ciência e sociedade
Minibio: Doutora em Ciências pelo PPGICS/Fiocruz, com estágio na University of Exeter (Reino Unido). Mestre em Ciências Morfológicas pela UFRJ e especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ. Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz desde 2012, Chefiou a equipe da Seção Ciência Móvel e a posterior implantação do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz de 2017 a 2020. Atualmente é Chefe do Museu da Vida Fiocruz.
11:30h - 12h – Perguntas e debate com o público
12:00 -13:30 – Brunch
13:30 as 14h – Mesa de Lançamento do Livro: Ciência Móvel Memórias
Fernanda Marcelly de Gondra França – Organizadora do Livro
Lais Lacerda Viana – Organizadora do Livro
Caio Baldi – Designer do Livro
14h às 15:30h – Mesa Relato de experiências
1) Carine Braga - Cada Cientista, Uma História
2) Daniela Ferreira Barbosa Ramos - Projeto Ciência Móvel: um divisor de águas na minha vida
3) Fabiana Pinho de Oliviera Alves - Popularização do Saber
4) Fernanda Marcelly de Gondra França – Relato de experiências
5) Marcus Soares - Vivencias itinerantes
6) Rafaela Ribeiro da Silva - Céu, Ciência e Jogos: A Missão de um Planetarista no Ciência Móvel
7) Raquel Barros - Acessibilidade E Inclusão: Divulgando A Ciência em museus por meio do planetário para pessoas com deficiência visual
8) Rodrigo Ferreira De Moraes - Projeto de extensão "Trajetória do Sol"
9) Sergio Amarante de Almeida Magalhães - A arte do Ciência Móvel
15:30h – 17h Coquetel
Serviço:
'Ciência Móvel 18 Anos: Entre Estudos, Vivências e Experiências'
Quando: 03/02 (segunda), das 9h às 17h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita. Formulário de inscrição disponível aqui.
Publicado em 23 de janeiro de 2025.