Ir para o conteúdo

Por Teresa Santos

Equipe das Ações Territorializadas levou atividades do Museu para escolas públicas do Rio de Janeiro. Crédito: Guilherme Moraes

2024 foi intenso para o time das Ações Territorializadas (AT). A equipe, que faz parte do Núcleo de Desenvolvimento de Público do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, visitou 23 instituições de ensino na cidade e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). Já o ônibus do Expresso da Ciência, outra ação da AT, trouxe ao Museu 59 turmas de escolas localizadas em favelas e periferias cariocas. Todo esse esforço se traduz em números: as Ações Territorializadas contemplaram um público superior a 10 mil pessoas!

Há tempos, a equipe da AT atua divulgando e popularizando a ciência junto aos territórios socialmente vulnerabilizados. E, neste ano, não foi diferente. 

 

Fomos até você!

Oficina ‘Há Vida na Gota d'água?’ foi uma das atividades oferecidas às escolas pelas Ações Territorializadas. Crédito: Guilherme Moraes

De maio a outubro, a equipe visitou escolas cariocas nos bairros de Bangu, Campo Grande, Cidade Nova, Coelho Neto, Engenho de Dentro, Inhoaíba, Irajá, Jacaré, Jardim Gramacho, Manguinhos, Maré, Padre Miguel, Quintino, Rocinha, Santa Cruz, Santíssimo, Taquara, Vila Kosmos e Vila Valqueire. Instituições de ensino dos municípios de São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também receberam as Ações Territorializadas durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT na Fiocruz), realizada entre 15 e 19 de outubro de 2024. Ao todo, a itinerância nas escolas atendeu 23 instituições e um público de 8.310 pessoas. 

A iniciativa possibilitou que alunos e professores conhecessem alguns dos projetos do Museu, como a exposição ‘Manguinhos Território em Transe’ e a oficina ‘Há Vida na Gota d'água?’.  

Uma das muitas visitas da equipe das Ações Territorializadas em 2024 foi organizada na Escola Especial Municipal Ação Cristã Vicente Moretti, uma instituição de ensino da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro que atende pessoas com múltiplas deficiências. Para a visita, a equipe preparou mais atividades especiais, como contação de histórias e mostra de objetos táteis que exploram formas e texturas das paredes e do chão do Castelo Mourisco, símbolo da Fiocruz.
 
 

Trouxemos você até aqui!

Expresso da Ciência oferta ônibus para trazer escolas ao Museu. Crédito: Equipe Ações Territorializadas

Durante todo o ano de 2024, o time das Ações Territorializadas também organizou e viabilizou o transporte de 59 escolas até o campus Fiocruz Manguinhos. 

O Expresso da Ciência contemplou escolas municipais, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) da cidade do Rio de Janeiro. E, durante a 21ª SNCT da Fiocruz, também trouxe ao Museu instituições de outros municípios como Niterói, São João de Meriti e Duque de Caxias. Todas as escolas atendidas pelo ônibus eram da rede pública de ensino, estavam localizadas em territórios socialmente vulnerabilizados e já haviam sido cadastradas para serem contempladas pelas Ações Territorializadas antes da pandemia de Covid-19.

Ao todo, o Expresso da Ciência possibilitou que 2.047 visitantes conhecessem espaços como o Parque da Ciência e a Pirâmide, o Castelo Mourisco, o Borboletário, além das nossas exposições e demais atividades do Museu. 

 

Congressos, apresentações de trabalhos e muito mais 

Equipe apresentou trabalhos em congressos em 2024. Crédito: Equipe Ações Territorializadas

E ainda teve mais! A equipe das Ações Territorializadas participou também de vários eventos de divulgação científica ao longo de 2024, como o Fórum Favela Universidade e a 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz. Neste último encontro, o grupo teve quatro trabalhos aceitos, sendo um aprovado para apresentação oral. Outra atividade foi a participação na 3ª Jornada Científica Favelades Universitáries, com dois trabalhos aceitos para apresentação oral. 

A equipe por trás de tantos números é composta por Denyse Amorim, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Público, e pelos educadores Renata Oliveira e André Cruz. Também fazem parte do time os educadores em formação Carolina Santos, Gil de Oliveira, Celso Cândido e Victória Laísa. 

As realizações das Ações Territorializadas são uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Contam ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Publicado em 12 de dezembro de 2024.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça