Por Teresa Santos
Entre 5 e 10 novembro, o Museu Nacional da República, em Brasília-DF, recebeu a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2024) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o tema 'Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais', o encontro promoveu reflexões e trocas sobre as riquezas naturais e culturais do país. Depois de sediar parte das atividades da SNCT 2024 na Fiocruz, o Museu da Vida Fiocruz marcou presença no evento da capital federal, apresentando atrações lúdicas e divertidas no estande da Fiocruz.
Na terça (5), foi realizada a abertura oficial da SNCT 2024 do MCTI. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. "Eu quero que o Brasil seja um país que dê oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento", destacou o presidente durante o evento.
Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, também presente na abertura, precisamos “virar a página” do negacionismo. “A ciência também tem essa dimensão da liberdade”, ressaltou.
A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da primeira-dama Janja Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Educação Camilo Santana, da ministra da Saúde Nísia Trindade, do ministro da Secretaria da Comunicação Social Paulo Pimenta, além de representantes da Unicef e de instituições de ensino.
Ainda na própria terça (5) e nos dias que se seguiram, o público pôde conhecer trabalhos produzidos por estudantes do ensino básico à educação de jovens e adultos (EJA) que participaram do 13º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal (DF). E ainda participar de centenas de atividades educativas, palestras e rodas de conversa, bem como conhecer protótipos de pesquisas e exposições interativas. Teve extração de veneno de cobra no estande do Instituto Butantan, imersão em uma mostra do Jardim Sensorial Agroecológico da Tijuca do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac do Rio, protótipos de carros e foguetes do Instituto Federal de Goiás e muito mais. E, claro, Museu da Vida Fiocruz!
Atrações do Museu da Vida Fiocruz divertiram o público
O Museu da Vida Fiocruz levou duas atividades do site de ciências Invivo para o estande da Fiocruz na SNCT 2024 do MCTI. Crianças, adolescentes e adultos se divertiram e se surpreenderam com as oficinas ‘Faça sua Tinta Invisível’ e ‘Semente-planadora (aerogami)’.
“Foi muito importante ter conseguido dar visibilidade para o site Invivo, que tem atividades virtuais, textos virtuais, mas também foi uma oportunidade incrível para fazer contato com pessoas, fazer atividades presenciais, o que leva as pessoas a acessar o site”, destacou a educadora e editora de conteúdo do invivo Tereza Costa, que integra a Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu e foi uma das representantes do Museu na SNCT 2024.
Outra atração que o Museu levou para o evento foi o ‘Projeto Arte e Saúde’, que possui os jogos ‘Vamos escovar os dentes', ‘Árvore da Saúde’ e ‘Time da Saúde’.
“Pude levar produtos dedicados à educação infantil que estimulam a criatividade e a curiosidade”, destacou a educadora Luciana Sales, da Seção das Ações Educativas para o Público do Serviço de Educação do Museu, que também fez parte da equipe do Museu em Brasília. Segundo ela, as atividades do ‘Projeto Arte e Saúde’ utilizam a ciência na promoção do desenvolvimento infantil. “A educação científica e tecnológica possibilita colocar os alunos como protagonistas, fazendo-os ter conhecimento de temas tão relevantes para suas formações”, acrescentou.
A equipe do Museu da Vida Fiocruz na SNCT 2024 do MCTI foi composta ainda pela jornalista e bióloga Teresa Santos, do Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público (Numid), e pela educadora Carmen Mourão, da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu.
“Pudemos trocar com nossos colegas de outros estados, todos de unidades da Fiocruz de vários lugares. Ficamos muito felizes com essas trocas porque o profissional precisa sair da sua rotina do dia a dia, principalmente, quem trabalha com educação”, destacou Mourão, acrescentando que essa oportunidade permite revitalizar o trabalho e motiva os profissionais.
O Museu da Vida Fiocruz apresentou suas atividades no estande da Fiocruz, que também recebeu ações do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Vice Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) e das regionais da Bahia, Paraná, Minas Gerais e Brasília. Perto dali, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) promoveu ainda a atividade “Escape Room dos biomodelos”.
Para a equipe do Museu da Vida Fiocruz que foi ao evento de Brasília, foi muito gratificante conhecer o trabalho de outras unidades da Fiocruz e também de outras instituições de ciência e tecnologia do país. "Todo esse conhecimento que nós trouxemos de lá deve ser divulgado, compartilhado com os nossos colegas para que o Museu da Vida Fiocruz possa sempre produzir novas atividades de qualidade", destacou a educadora Tereza Costa.
A participação do Museu na SNCT 2024 do MCTI foi fruto de uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Publicado em 13 de novembro de 2024.